A tendência mundial dos festivais de música traz com ela a preocupação com impactos ambientais. O Rock in Rio, por exemplo, levanta a bandeira “por um mundo melhor”, através do programa Amazônia Live, que promove diversas ações durante o evento. Na Noruega, o Øyafestivalen chega a servir comida em pratos comestíveis. Em Santa Catarina, o Arvo Festival acompanha o movimento com iniciativas sustentáveis desde a montagem do cenário até a diminuição da geração de lixo.

Continua depois da publicidade

Grande parte da estrutura do festival catarinense é construída com madeira de reaproveitamento, além de ser reutilizada em cada edição, aproveitando ao máximo cada material. Na cenografia, a produção do evento também prioriza materiais de descarte da indústria ou coletados pela companhia de coleta reciclável da prefeitura municipal de Florianópolis.

— Além disso, temos o zelo de reduzir o impacto de lixo no local que produzimos o Arvo. Vimos um resultado impressionante com a inclusão de iniciativas sustentáveis de uma edição para outra e queremos minimizar ao máximo a geração de lixo nesta edição — afirma a produtora cultural Andreia Sabino.

Na primeira edição do evento, que aconteceu no feriado de 7 de setembro do ano passado, foi recolhido mais de uma tonelada de lixo. Três edições depois, com um público 250% maior, foram apenas 220kg.

— Desse montante, 160kg eram compostado/reciclável e somente 60kg foram destinados para o aterro sanitário. Ou seja, apenas 18 gramas de lixo gerado por pessoa — comemora Andreia.

Continua depois da publicidade

Sustentabilidade para a quarta edição do evento

Para esta edição, além de reforçar as iniciativas adotadas no último evento, a equipe da Arvo Festival espera minimizar ainda mais os impactos e diminuir também a quantidade de material reciclável.

— O plástico, por mais que seja reciclável, ainda gera impacto. Então vamos propor iniciativas de copos retornáveis e de educação ambiental para que cada um se sinta responsável pelo lixo que produz dentro do evento — sugere a produtora.

Além de buscar formas de reduzir a produção de lixo, o time que trabalha no evento é engajado com as questões de sustentabilidade.

— A alimentação da equipe durante o evento é produzida com alimentos da xepa (sobras de feiras). Ou seja, a comida feita com ingredientes que teriam como destino o lixo — comenta Paula Scherer, responsável pela gastronomia do evento.

Continua depois da publicidade

— Quando o assunto é sustentabilidade, sempre iremos buscar nos aperfeiçoar para cada vez mais gerar menos impacto e inspirar mais pessoas a contribuírem para um mundo mais equilibrado e sustentável — finaliza a produtora.

Serviço

O quê: Arvo Festival 4ª edição

Quando: sábado, 07/09/2019

Horário: a partir das 14h

Onde: SC-405, 3520, Campeche – Florianópolis

Ingressos: a partir de R$ 50 pelo site