As maiores votações em cada um dos 295 municípios de Santa Catarina no primeiro turno das eleições de 2022 ficaram divididas entre cinco candidatos ao governo estadual. Quem teve maior número foi o senador Jorginho Mello (PL), que colheu triunfos em 193 cidades (65,4%) e avançou ao segundo turno com 38,61% dos votos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O candidato do partido de Jair Bolsonaro (PL), que venceu na corrida presidencial em 263 cidades de Santa Catarina, teve vitórias espalhadas por todo Estado, mas concentrou forças nas regiões Meio-Oeste, no Vale do Itajaí e no Planalto Norte.
Já o segundo a vencer em um maior número de municípios foi Carlos Moisés (Republicanos), em 55 deles. Quem avançou ao segundo turno, no entanto, foi Décio Lima (PT), que ganhou em 39 cidades de Santa Catarina. Os dois protagonizaram uma disputa acirrada na votação total do Estado e ainda dividiram a liderança de Barra Bonita, no Extremo-Oeste, com 30,06% dos votos locais cada.
Pesou a favor de Décio, contudo, ter melhor desempenho que Moisés nas cidades com mais eleitores no Estado, o que amenizou derrotas em cidades menores. Dos dez maiores colégios eleitorais de Santa Catarina, o petista só não foi melhor que o atual governador em dois, Criciúma e Lages no caso.
Continua depois da publicidade
Ainda neste grupo das cidades com maior peso, se somados os votos de São José, Florianópolis e Palhoça, por exemplo, o nome do PT ficou atrás de Jorginho, que avançou em primeiro na corrida eleitoral, mas, ainda assim, teve apoio de 53.145 eleitores a mais que Moisés — Décio chegou ao segundo turno com apenas 17.433 votos de diferença para o nome do Republicanos.
O senador Esperidião Amin (PP) foi o quarto a ter maior número de vitórias individuais, em quatro municípios. Ele ficou, no entanto, em quinta na corrida eleitoral do Estado, atrás ainda de Gean Loureiro (União Brasil), que venceu em três cidades.
Para ficar à frente de Amin, Gean contou com trunfo semelhante ao de Décio na disputa com Moisés: foi melhor que o adversário em quase todos os dez maiores colégios, com exceção de Blumenau, Criciúma e Jaraguá do Sul. O nome do União Brasil ainda conseguiu votação expressiva em Florianópolis, onde já havia sido prefeito.
Os outros cinco nomes na corrida ao governo catarinense no primeiro turno — Alex Alano (PSTU), Jorge Boeira (PDT), Leandro Borges (PCO), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (PROS) — não conseguiram vencer em cidade alguma.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Bolsonaro vence em 263 cidades de SC, e Lula, em 32 no 1º turno; veja mapa
Quem são os deputados federais eleitos em SC nas Eleições 2022
Quem são os deputados estaduais eleitos em SC nas Eleições 2022