Olá! Hoje vamos relembrar um serviço que está a sua disposição, de graça: a assistência jurídica a quem teve o auxílio-doença ou outro benefício negado pelo INSS e não pode pagar pelo trabalho de um advogado particular. A Defensoria Pública da União (DPU) presta esse serviço e é simples acessá-lo, mesmo durante a pandemia.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Como funciona o Auxílio-doença

Quem mora em 15 municípios da região de Florianópolis pode ser atendido pela DPU ligando para (48) 99937-0645, das 9h às 17h, em dias úteis. Estas são as cidades: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José e São Pedro de Alcântara. Há atendimento da DPU também nas regiões de Joinville e Criciúma.

Para abrir o processo na DPU, você precisará de fotos de alguns documentos básicos, como RG (frente e verso) ou carteira de motorista e comprovante de residência. A equipe da Defensoria solicitará documentos adicionais depois que você fizer o primeiro contato.

Continua depois da publicidade

Você também pode acionar a DPU se tiver outros problemas com o INSS, como a demora na resposta sobre seu pedido de benefício ou na marcação da perícia médica. Isso vale para auxílio-doença e outros benefícios como aposentadoria por idade, por invalidez (incapacidade permanente), pensão por morte, auxílio-reclusão, benefício assistencial (BPC/Loas), entre outros. Até a próxima!

> Como funciona o atendimento da Defensoria Pública da União