Uma matilha de supercães invadiu Blumenau nesta semana para participar da Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento. O evento, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, serviu para avaliar se 13 binômios — dupla formada por bombeiro militar e cão — de cinco estados do Brasil estão aptos a atuar em ocorrências de busca.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no WhatsApp
As provas aconteceram entre quarta (26) e sexta-feira (28), no Complexo Esportivo do Sesi e em uma área rural do bairro Fidélis. Os binômios foram avaliados em quesitos como obediência, atuação em superfícies desagradáveis, direção e controle, agressividade e indicação de vítimas. Ao final, ocorreu um simulado de busca para determinar se a dupla está apta a trabalhar em ocorrências reais.
De 13 participantes, nove foram certificados, e podem atuar pelos próximos dois anos em ocorrências de buscas em ambientes urbanos, rurais, e desastres naturais. Cinco deles são de Santa Catarina, dos quais dois da região de Blumenau: o sargento Romão e o cão Fogo conseguiram certificação para odor específico e o cabo De Souza e cadela Zaara garantiram nova certificação para varredura e restos mortais.
A arbitragem das provas foi realizada por bombeiros militares credenciados pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Os avaliadores foram de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins. Buscavam a certificação binômios de Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins e Amapá.
Continua depois da publicidade
Conheça os nove cães certificados
Leia mais
Construtora projeta R$ 300 milhões em investimentos em Blumenau
Esquema de lavagem de dinheiro do tráfico mira até policiais em Navegantes
Presos na Operação Mensageiro no Vale do Itajaí serão ouvidos na próxima semana