Com o primeiro turno das eleições municipais de 2024 marcado para 6 de outubro, nas últimas semanas o cenário ganhou forma nas maiores cidades catarinenses. Em Itajaí, os pré-candidatos a prefeito já começaram a mover as peças necessárias para fechar o tabuleiro político, já que o registro das candidaturas precisa ser feito até meados de agosto junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Ao menos seis nomes estão na disputa: Carlos Chiodini (MDB), Edson Lapa (Mobiliza), Marcelo Sodré (PDT), Márcio Dedé (União Brasil), Osmar Teixeira (PSD) e Robison Coelho (PL).

Continua depois da publicidade

Confira os nomes confirmados dos candidatos a prefeito de Itajaí nas Eleições 2024

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

A eleição de Itajaí é tida como um momento de “virada geracional” pelas lideranças partidárias, pois será a primeira vez em quase 30 anos que a cidade não terá ou Jandir Bellini (PP) ou Volnei Morastoni (MDB) no comando da prefeitura. No final do terceiro mandato como prefeito (o segundo consecutivo), Morastoni não pode se reeleger.

Entre os nomes que figuram como pré-candidatos a prefeito em Itajaí estão o do atual vice-prefeito, Marcelo Sodré (PDT), e o ex-secretário de Obras, Márcio Dedé (União Brasil), que são os membros do governo que devem concorrer à prefeitura.

O partido do governador Jorginho Mello (PL) escolheu para a eleição em Itajaí Robison Coelho (PL), segundo colocado na eleição de 2020 e secretário-adjunto de Portos e Aeroportos do Estado, que deixou o cargo para concorrer no pleito com o apoio público de Jorginho.

Continua depois da publicidade

Além deles, outros quatro pré-candidatos compõem a lista de interessados pela cadeira mais importante do Executivo municipal itajaiense. Em março, o deputado federal catarinense Carlos Chiodini (MDB), que tinha como base eleitoral Jaraguá do Sul, transferiu o domicílio eleitoral para Itajaí e anunciou que pretende concorrer à prefeitura. O parlamentar ajudou na condução de soluções para o impasse do Porto de Itajaí e tem a provável candidatura incentivada por empresários da cidade.

Osmar Teixeira (PSD), Tarcísio Zanelato (Progressistas) e Edson Lapa (Mobiliza) também são apontados pelos respectivos partidos como os futuros concorrentes na disputa de outubro. A definição oficial dos concorrentes, no entanto, só ocorre nas convenções dos partidos, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto.

A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Itajaí

Carlos Chiodini (MDB)

Carlos Alberto Chiodini, de 42 anos, é um empresário natural de Jaraguá do Sul formado em Tecnologia em Gestão Pública que foi reeleito deputado federal por Santa Catarina nas últimas eleições, com mandato até o final de 2027. Também foi deputado estadual pelo MDB entre 2011 e 2019 e diretor do porto de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Edson Lapa (Mobiliza)

Edson Alexandre Lapa da Silva estreou nas urnas em 2016, aos 48 anos, quando foi eleito vereador. Lapa, como é conhecido, é formado em Estudos Sociais, natural de Itajaí e se dedica à atividade pastoral há mais de duas décadas, sendo cofundador e vice-presidente do Ministério Missões Evangelísticas Vinde Amados Meus e administrador e diretor da Comunidade Terapêutica SOS Vida Jovem.

Marcelo Sodré (PDT)

Marcelo Sodré é vice-prefeito de Itajaí e tem 57 anos. Formou-se em Ciências Sociais e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e iniciou a vida política em 1996 como secretário da Criança e do Adolescente de Itajaí. Ocupou outros cargos, entre eles o de secretário-adjunto de Desenvolvimento Regional (SDR) do Estado e de diretor no porto de Itajaí e no Semasa.

Márcio Dedé (União Brasil)

Márcio José Gonçalves, o Márcio Dedé, é natural de Itajaí, técnico em administração, bacharel em logística pela Univali e mestre em Gestão de Políticas Públicas. Eleito três vezes vereador, assumiu a secretaria de Obras no governo Morastoni e comandou a pasta por sete anos. Foi também vice-presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Itajaí.

Osmar Teixeira (PSD)

Osmar Teixeira, de 26 anos, é o vereador mais jovem de Itajaí. Estudante de Direito, radialista, apresentador de TV e itajaiense, desde cedo se envolve em questões comunitárias. Foi eleito presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Itajaí (UMESI) e coordena um projeto de segurança no bairro onde mora.

Continua depois da publicidade

Robison Coelho (PL)

Robison José Coelho é de Itajaí. Professor universitário, empreendedor e trabalhador portuário, formou-se em Comércio Exterior, tem pós-graduação em Gestão de Produção e Operações e é mestre em Engenharia de Transportes. Ingressou na política em 2009, quando se filiou ao PSDB. Presidiu a sigla em Itajaí entre os anos de 2013 e 2016, e se elegeu vereador. Atualmente ocupava o cargo de secretário-adjunto de Portos e Aeroportos de Santa Catarina.

Leia mais

Quem são os pré-candidatos a prefeito em Blumenau nas Eleições 2024