As eleições municipais de 2024 já têm pré-candidatos a prefeito nas principais de Santa Catarina. Em Florianópolis, ao menos oito nomes são apontados pelos partidos como possíveis concorrentes ao Executivo municipal. São eles Carlos Muller (PSTU), Dário Berger (PSDB), Marquito (PSOL), Pedrão (PP), Rogério Portanova (Avante), Topazio Neto (PSD) e Vanderlei Farias, o Lela (PT). O primeiro turno das eleições ocorre em 6 de outubro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O atual prefeito Topázio Neto (PSD) deve ser candidato à reeleição. Eleito para o cargo de vice na chapa liderada por Gean Loureiro (União) em 2020, Topázio assumiu o cargo em definitivo após a renúncia de Gean, em março de 2022. Agora, buscará renovar o mandato após pouco mais de dois anos à frente do Executivo.

A chapa de Topázio deve ter o vice indicado pelo PL, partido do governador Jorginho Mello. Topázio e Jorginho vêm consolidando uma aproximação nos últimos meses e estarão juntos na disputa de Florianópolis. O nome de Maryanne Mattos é cogitado, mas ainda não há qualquer anúncio sobre o vice. Em contrapartida ao apoio do governador, Topázio não deve ter o apoio do ex-prefeito aliado Gean Loureiro.

O projeto de Topázio deve ter como principais concorrentes o deputado estadual Marquito (PSOL), o ex-prefeito e ex-senador Dário Berger (PSDB), que voltou ao ninho tucano para disputar a prefeitura, e o ex-vereador Pedrão (PP). O ex-vereador Lela (PT) e Rogério Portanova (Avante) também são pré-candidatos. No início de julho, o PSTU também indicou a pré-candidatura a prefeito do professor Carlos Muller.

Continua depois da publicidade

A definição oficial dos concorrentes, no entanto, só ocorre nas convenções dos partidos, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Florianópolis

Carlos Muller (PSTU)

Carlos Muller é professor de História e atua na rede municipal de ensino de Florianópolis. Já foi diretor do sindicato dos servidores públicos municipais da Capital (Sintrasem) e candidato a prefeito de São José, em 2008, e a vice-prefeito, em 2012.

Dário Berger (PSDB)

Dário Berger é formado em Administração e foi prefeito de Florianópolis por dois mandatos consecutivos, entre 2004 e 2012. Antes disso, havia sido prefeito da cidade vizinha de São José, também por duas gestões, de 1997 a 2004. Após as passagens pelo Executivo, Dário Berger foi eleito senador por SC, cargo que ocupou até 2022.

Continua depois da publicidade

Marquito (PSOL)

Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e foi vereador por dois mandatos em Florianópolis, tendo sido o mais votado na eleição de 2020. Dois anos depois, em 2022, conquistou uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa (Alesc). Este ano, deve concorrer pela primeira vez à prefeitura. Concorrerá pelo PSOL, partido que teve o segundo colocado na última eleição municipal da Capital, em 2020, quando o candidato era o Professor Elson.

Mateus Souza (PMB)

O advogado Mateus Souza, 28 anos, também se apresenta como pré-candidato a prefeito. Ele é assistente administrativo na Celesc e concorreu a vereador em 2016 pelo Agir em Palhoça. Neste ano, assumiu a presidência do Partido da Mulher Brasileira em Florianópolis e se licenciou do cargo na estatal de energia para disputar cargo público.

Pedrão (PP)

Pedro de Assis Silvestre, o Pedrão, é formado em Administração e foi vereador por dois mandatos em Florianópolis, de 2013 a 2020. Na disputa de 2016, foi o vereador mais votado da Capital. Na última eleição municipal, concorreu a uma vaga de prefeito pelo PL, mas terminou em terceiro lugar. De volta ao PP, seu partido de origem, concorreu a uma vaga de deputado estadual em 2022 e se tornou suplente. Em 2024, deve concorrer novamente à prefeitura da Capital.

Rogério Portanova (Avante)

Rogério é formado em Direito e foi candidato à prefeitura da Capital em 1996 e em 2000, ficando em quinto lugar nas duas ocasiões. Concorreu a governador e a deputado federal em outras eleições, mas nunca se elegeu. Tem conversas com partidos como o Solidariedade para construção da chapa.

Continua depois da publicidade

Topázio Neto (PSD)

Formado em Administração, Topázio Neto é fundador de uma das maiores empresas de tecnologia de SC. Entrou na política em 2020 como vice-prefeito na chapa liderada por Gean Loureiro (União). Com a renúncia do então prefeito para concorrer a governador, Topázio assumiu o mandato e agora deve buscar a reeleição, com o apoio de partidos como o PL, do governador Jorginho Mello.

Vanderlei Farias, o Lela (PT)

Vanderlei Farias, o Lela, é formado em Gestão Pública e foi vereador por dois mandatos em Florianópolis, entre 2013 e 2020. Também atuou como secretário de Cultura da Capital, em 2017, durante a gestão de Gean Loureiro.

Leia também

Corrida por vagas de vice nas eleições de 2024 é indefinição de pré-campanha em SC

Folga, preferência em empates de concursos e mais: as vantagens de ser mesário nas eleições

Quem são os secretários de SC exonerados para disputar eleições municipais em 2024