A pouco mais de quatro meses do primeiro turno das eleições municipais de 2024, alguns partidos de Santa Catarina já colocaram nomes de pré-candidatos à disposição. Em Chapecó, no Oeste catarinense, pelo menos quatro políticos são apontados como possíveis concorrentes à prefeitura. São eles: Cleiton Fossá (MDB), Dadá Westphal (Novo), João Rodrigues (PSD) e Padre Pedro Baldissera (PT). O primeiro turno das eleições ocorre em 6 de outubro.

Continua depois da publicidade

Confira os nomes confirmados dos candidatos de Chapecó nas Eleições 2024

João Rodrigues (PSD) é candidato à reeleição. Ele foi eleito em 2020, com 50.467 votos. O partido busca apoio de outras siglas e, recentemente, o Progressistas entrou para a base de apoio. Mesmo assim, o atual prefeito fará chapa pura e deve indicar quem será seu vice nos próximos dias.

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

O projeto de Rodrigues (PSD) deve ter como principais concorrentes Cleiton Fossá (MDB), que foi segundo colocado nas eleições de 2020, Dadá Westphal (Novo), empresário e principal liderança do Novo no Oeste de SC, e o Padre Pedro Baldissera, deputado estadual pelo PT, partido que tem uma das bases mais fortes na região.

Vale destacar que a definição oficial dos concorrentes só ocorre após as convenções partidárias, que precisam ser feitas entre 20 de julho e 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Continua depois da publicidade

Quem são os pré-candidatos a prefeito em Florianópolis nas eleições 2024

Veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Chapecó

Cleiton Fossá (MDB)

Cleiton Fossá é formado em Direito e professor universitário. Ele foi vereador de Chapecó por dois mandatos, entre 2012 e 2016 e, em 2020, concorreu para o cargo de prefeito e ficou em segundo lugar, com 21.940 votos. Dois anos depois, concorreu para deputado estadual e ficou em quinto lugar como suplente do MDB na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). No início de junho, assumiu a cadeira como deputado estadual no lugar de Antídio Lunelli, que se licenciou por 30 dias.

Dadá Westphal (Novo)

Dadá é advogado e gestor de empresas, e está filiado ao Novo desde 2017. O pré-candidato é, atualmente, a principal liderança da sigla no Oeste de Santa Catarina. Em 2022, disputou o cargo de deputado estadual, mas não foi eleito. Esta é a primeira vez que concorrerá a uma cadeira no executivo municipal.

João Rodrigues (PSD)

Empresário e radialista, João Rodrigues é o atual prefeito de Chapecó. Este é o terceiro mandato que cumpre na cidade: ele já comandou a prefeitura entre 2005 e 2010. Com longa carreira política em Santa Catarina, ele já foi deputado federal por dois mandatos, em 2010 e 2014 e, antes de ser prefeito de Chapecó pela primeira vez, ocupou também a cadeira do executivo municipal da cidade vizinha de Pinhalzinho em 2001 e, por dois anos, foi deputado estadual (2003-2004).

Continua depois da publicidade

Padre Pedro Baldissera (PT)

Formado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, Pedro Baldissera atuou em pastorais e movimentos sociais nas comunidades pobres de São Paulo e entrou para a vida pública em 1996, quando foi eleito prefeito de Guaraciaba, no Extremo Oeste, pelo PT, cargo que ocupou até 2000. Em 2002, foi eleito deputado estadual, cargo no qual foi reeleito por mais cinco mandatos, entre 2003 e 2023 — cadeira que ocupa atualmente.

Leia também

Corrida por vagas de vice nas eleições de 2024 é indefinição de pré-campanha em SC

Folga, preferência em empates de concursos e mais: as vantagens de ser mesário nas eleições

Quem são os secretários de SC exonerados para disputar eleições municipais em 2024