Oito estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina foram destaque na 9ª edição do Desafio Quero Ser Economista, uma iniciativa nacional destinada a estudantes do ensino médio. O domínio catarinense, inclusive, já apareceu nas inscrições, quando o Estado teve mais de 2,5 mil, quase 40% do total.
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A competição aconteceu entre agosto e outubro. Os participantes acumulavam pontos, de acordo com seus desempenhos em jogos interativos, como anagramas, game show e palavras cruzadas. Cada um deles apresentava conceitos de ciência econômica.
Dos oito finalistas, cinco eram da mesma escola: a EEB Valentin Gonçalves Ribeiro, de Monte Castelo. Duas estudantes da escola ficaram no pódio: Cíntia Lemos, em segundo lugar, e Maira Alessandra Fernandes, em terceiro.
— Nos dedicamos ao máximo durante todas as etapas. Era constante a orientação e o suporte em todas as fases do projeto. Criou-se um ambiente saudável de competição, com entusiasmo, tanto das professoras, quanto dos alunos, o que estimulou ainda mais a dedicação — destaca a professora da escola Valentin Gonçalves Ribeiro, Gessica Pedroso.
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Quem são os oito estudantes
- Cíntia Lemos, de Monte Castelo, EEB Valentin Gonçalves Ribeiro;
- Maira Alessandra Fernandes, de Monte Castelo, EEB Valentin Gonçalves Ribeiro;
- Eloíza Buzzi, de Doutor Pedrinho, E.E.B Frei Lucínio Korte;
- Henryque Salomão Pires, Monte Castelo, E.E.B Valentin Gonçalves Ribeiro;
- Samilly Tonello Bedin, Seara, E.E.B Raimundo Corrêa;
- Vitória Helena Bertoncello, Monte Castelo, E.E.B Valentin Gonçalves Ribeiro;
- Flávia Helena Meister, Monte Castelo, E.E.B Valentin Gonçalves Ribeiro;
- Cauane Rosa, Seara, E.E.B Raimundo Corrêa.
A fase final
Na última fase, os finalistas foram desafiados a produzir um vídeo sobre qualquer tema econômico de sua preferência, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante a competição.
— No segundo jogo, eu queria desistir pois a minha pontuação estava muito baixa, mas as professoras não deixaram e, de pouco em pouco, eu consegui chegar ao segundo lugar. O meu aprendizado foi que não devo desistir no primeiro obstáculo — enaltece a estudante Cíntia Lemos.
Além do êxito com a participação, os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre economia e tiveram novas experiências com o trabalho em equipe e o uso de tecnologias educacionais. A valorização da educação financeira também deve ser destacada.
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— Foi uma oportunidade única de aprender e me desafiar em algo novo. Percebi que a economia realmente tem um poder transformador. Eu sou a prova disso: ao estudar e entender mais sobre esse universo, percebi o quanto a economia pode impactar a vida das pessoas e ajudar a mudar o mundo. Essa experiência foi um divisor de águas para mim — salienta a estudante Maira Alessandra Fernandes.
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