O segundo mandato do prefeito Topázio Neto (PSD) em Florianópolis começa com uma reforma no secretariado. Os nomes dos novos titulares estão sendo divulgados ao longo desta semana. Até o fim da tarde desta terça-feira (7), quatro nomes já haviam sido confirmados (veja na galeria abaixo).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Alguns dos nomes são conhecidos do eleitorado da Capital. O primeiro deles ainda não foi confirmado oficialmente, mas já vem sendo antecipado desde dezembro do ano passado. Trata-se do ex-deputado estadual Bruno Souza (PL), que assumirá a Secretaria de Assistência Social. Ele teria sido uma indicação do partido do governador Jorginho Mello, apoiador de Topázio na campanha eleitoral vitoriosa do ano passado.

Os outros nomes vêm sendo confirmados oficialmente pela prefeitura desde a segunda-feira (6).

Os novos secretários do governo Topázio em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Secretaria de Educação

O ex-deputado federal de Goiás Thiago Peixoto vai comandar a Secretaria Municipal de Educação. Ele tem formação em Economia pela PUC-SP, pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia e mestrado em Administração Pública pela Harvard University. Peixoto já comandou a secretaria estadual da mesma área em Goiás e presidiu a comissão especial do Fundeb no Congresso Nacional.

Secretaria de Segurança e Ordem Pública

A vice-prefeita Maryanne Mattos (PL) também ocupará espaço no novo secretariado. Ela será a nova secretária de Segurança e Ordem Pública da Capital. Maryanne é servidora pública há 20 anos, foi a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal e também chefiou a pasta de segurança entre 2017 e 2019.

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

O vereador e ex-presidente da Câmara de Florianópolis, Roberto Katumi (PSD), também foi confirmado como novo nome no secretariado de Topázio Neto. Ele vai chefiar a pasta de Cultura, Esporte e Lazer. A posse deve ocorrer já nesta quarta-feira (8). Katumi tem forte ligação com o futebol amador da Capital e já atuou como adjunto na Fundação Municipal de Esportes. Foi presidente da Câmara e chegou a ser prefeito interino na última legislatura.

Secretaria de Meio Ambiente

O advogado Alexandre Waltrick Rates, especialista em Direito e Gestão Ambiental, será o novo secretário de Meio Ambiente. Foi secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina em 2021 e presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC) entre 2013 e 2018. Também foi membro dos conselhos nacional (Conama) e estadual (Consema) de Meio Ambiente. É mestre em Gestão de Empresas e mestre e doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Continua depois da publicidade

Leia também

Quem é Sidônio Palmeira, novo chefe da Comunicação do governo Lula

Ex-chefe da PRF na gestão Bolsonaro preso por blitz em eleição será secretário em São José

Topázio promete obras de mobilidade e crava: “Temos que repensar entrada de Florianópolis”