O último debate da campanha eleitoral para o governo do Estado foi realizado na noite desta terça-feira (27) e marcado pelo clima de disputa entre os oito principais candidatos. Para garantir a retaguarda do apoio técnico e emocional com confronto, os políticos escolheram vices das chapas majoritárias, coordenadores de campanha, esposas e até outros candidatos apoiadores na eleição. A regra permitia que os candidatos trouxessem até cinco pessoas.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O debate reuniu os oito concorrentes dos partidos que têm ao menos cinco representantes no Congresso Nacional, conforme prevê a legislação eleitoral — Carlos Moisés (Republicanos), Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União brasil), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Odair Tramontin (NOVO) e Ralf Zimmer (Pros). Foram quase três horas, com mediação do jornalista Raphael Faraco.

Fotos revelam bastidores e preparação do debate da NSC TV para governo de SC

Confira as escolhas de cada um dos candidatos

Carlos Moisés

Atual mandatário, Carlos Moisés, esteve no debate acompanhado de dois nomes de seu secretariado: Jorge Tasca, secretário de Estado da Administração que está escalado na equipe de Moisés desde ele que assumiu o comando do Estado em 2019, e o coronel Márcio Ferreira, secretário-geral empossado em março desde ano. O vice de Moisés, Udo Döhler (MDB), não esteve com o candidato. Moisés também trouxe o fiel escudeiro técnico Maurício Locks, que também o acompanhou dentro do estúdio fazendo intervenções nos intervalos do programa.

Continua depois da publicidade

Décio Lima

O único candidato que apoia Lula em SC, Décio Lima, trouxe Bia Vargas, sua vice, para acompanhá-lo. A escolha foi motivada para valorização das mulheres na campanha. Bia tem cumprido agenda com o ex-deputado federal e esteve com ele no comício de Lula em Florianópolis onde discursou. Além de Bia, estiveram com Décio Vítor Silveira, Dayane Mayorca e Otávio Cabral.

Esperidião Amin

O candidato do PP, Esperidião Amin, compôs a equipe com o marketeiro Lucas Borges, assessor jurídico e com o candidato ao Senado Kennedy Nunes, além de seu vice Dalírio Beber. Kennedy e Dalírio foram escolhidos para mostrar a força da composição da chapa que reúne o PSDB (de Dalírio) e o PTB (de Nunes). Sem membros da família o acompanhando, Amin foi “escoltado” pelo filho e atual deputado estadual João Amin até o portão da NSC.

Gean Loureiro

O candidato Gean Loureiro, duas vezes prefeito de Florianópolis, chegou ao debate de mãos dadas com a esposa Cintia Queiroz. Também esteve com Gean o atual prefeito da Capital (vice da chapa à prefeitura) Topazio Neto. No estúdio, quem ficou fazendo as interlocuções com o candidato da União Brasil foi o coordenador de sua campanha, Fábio Veiga. O vice, Eron Giordani, estava escalado para comparecer ao debate, mas acabou cumprindo agenda no Oeste. Eron tem estado com o candidato em praticamente todos os compromissos de campanha, inclusive na convenção que firmou Gean como candidato.

Jorge Boeira

A família de Jorge Boeira também esteve presente no último debate da campanha eleitoral. O genro Maurício Bon foi um dos escolhidos para compor a sua assessoria. Os demais que o acompanharam são integrantes da coordenação da campanha.

Continua depois da publicidade

Jorginho Mello

Jorginho Mello, que apareceu empatado com Moisés na primeira colocação na última pesquisa Ipec, encomendada pela NSC e divulgada dia 20 de setembro, reuniu seus assessores e coordenadores da campanha entre os cinco escolhidos. No estúdio da NSC, o senador escolheu estar ao lado de André Gomes, principal nome do marketing de sua campanha. Também estiveram com Jorginho Carlos Alencar, Rodrigo Fernandes e Natan Monteiro.

Odair Tramontin

O candidato do Novo, Odair Tramontin, optou pela companhia do vice Ricardo Althoff. Esse é um dos poucos debates em que o empresário compareceu ao longo da campanha junto de Tramontin, segundo os assessores. Além dele, nomes ligados à gestão estadual do Novo também foram escalados para estar com Tramontin, como Elton Sewald, Crystian de Moraes, Vinicius Loss e Luiz Barboza Neto.

Ralf Zimmer

Ralf Zimmer levou a esposa Camila Guimarães Moreira Zimmer e, diferente de Gean, foi acompanhado por ela ao estúdio oficial do debate. Uma das acusações que o candidato responde durante a campanha é um processo no âmbito da Lei Maria da Penha. O assunto foi levantado por seus opositores em diversos confrontos. Além de Camila, a equipe de Ralf é repleta de figuras do Pros. Uma delas é o candidato a deputado federal Jeferson da Rocha, que atuou de forma assessorial a Ralf em diversos momentos da campanha.

Saiba tudo sobre as eleições 2022

Leia também 

Pode votar de bermuda? Confira perguntas inusitadas sobre as Eleições 2022

Continua depois da publicidade

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira

Prisão e campanha eleitoral: o que pode e não pode na reta final das Eleições 2022