O futebol americano está de volta a partir desta quinta-feira. Às 21h30min (de Brasília), o atual campeão New England Patriots recebe o Pittsburgh Steelers, no Gillette Stadium, pela abertura da temporada 2015 da NFL, a liga profissional dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Os favoritos

Conferência Americana

New England Patriots

Continua depois da publicidade

Atual campeão, o Patriots teve uma intertemporada conturbada com o escândalo por supostamente murchar bolas na final da Conferência Americana na temporada passada. Com Tom Brady liberado pela Justiça comum, o time volta a figurar entre as grandes forças da liga – apesar de ter perdido os defensores Darrelle Revis e Brandon Browner.

Leia tudo sobre a NFL no blog Prime Time

Denver Broncos

O veterano Peyton Manning não deixou ao final da temporada passada a certeza de que repetiria, em 2015, o alto nível que teve ao longo da carreira. Com problemas físicos, o quarterback de 39 anos chegou a cogitar da aposentadoria. Mesmo assim, o Broncos aposta na permanência do camisa 18 e em uma defesa conhecida por pressionar o adversário para buscar o terceiro título de Super Bowl da história do time.

Indianapolis Colts

Com o jovem quarterback Andrew Luck em plena ascensão, o Colts foi um dos times que mais se reforçou na intertemporada. A chegada do corredor Frank Gore é vista como a grande novidade para equilibrar o ataque. A saída do lendário Reggie Wayne é suprida com a contratação de Andre Johnson, que era do rival Houston Texans.

Continua depois da publicidade

Conferência Nacional

Seattle Seahawks

O Seahawks venceu a NFC nas duas últimas temporadas – com um título e um vice-campeonato no Super Bowl. A equipe, conhecida por sua forte defesa, tem também importantes peças no ataque: Russell Wilson, Marshawn Lynch e o recém-contratado Jimmy Graham. O time conta ainda com a força da sua torcida: pelo barulho que fazem no CenturyLink Field, os fãs são chamados de “12° homem”.

Green Bay Packers

O Packers é famoso por não fazer contratações no mercado. A base do time é feita por jogadores escolhidos pela própria franquia no draft. A grande aposta é no quarterback Aaron Rodgers, jogador mais valioso da temporada passada. Apesar da perda de Jordy Nelson, lesionado na pré-temporada, a equipe tem novos talentos entre os recebedores para suprir a carência. Os jovens também se destacam na defesa – o time gastou as duas primeiras seleções do último draft para recrutar os defensores Damarious Randall e Quinten Rollins.

Philadelphia Eagles

O Eagles é um time que está disposto a correr riscos sob o método do técnico Chip Kelly. A equipe contratou Sam Bradford e Kiko Alonso, dois jogadores com talento, mas que tiveram o início de suas carreiras prejudicados por graves lesões. A outra aposta é DeMarco Murray, ex-corredor do rival Dallas Cowboys. Se o elenco conseguir se manter saudável ao longo da temporada, surge como uma das principais forças da Conferência Nacional.

Continua depois da publicidade

O brasileiro

Cairo Santos é o único brasileiro nativo a jogar na NFL. O kicker do Kansas City Chiefs vai para a sua segunda temporada como profissional. Na pré-temporada, não teve concorrência interna: o time do Missouri apostou todas as suas fichas da posição em Cairo e optou por não contratar nenhum outro kicker. Em sua primeira temporada na NFL, em 2014, Cairo Santos converteu 25 de 30 field goals e todos os 38 chutes em conversão de ponto extra que tentou.

O formato

Os 32 times são separados em duas conferências – a Americana e a Nacional. Cada conferência tem quatro divisões – Leste, Oeste, Norte e Sul. Cada equipe faz 16 jogos ao longo de 17 semanas na temporada regular.

Em cada conferência, seis times avançam para os playoffs – os quatro campeões de divisão, além dos dois melhores não-campeões. A pós-temporada ocorre em formato de mata-mata em jogo único até o Super Bowl 50. A grande decisão da NFL, que reúne os dois campeões de conferência, será no dia 7 de fevereiro de 2016 no novo Levi’s Stadium, a casa do San Francisco 49ers.

Continua depois da publicidade

Calendário da Semana 1

Quinta-feira

21h30min New England Patriots x Pittsburgh Steelers (ESPN e Esporte Interativo)

Domingo

14h Chicago Bears x Green Bay Packers (ESPN)

14h Houston Texans x Kansas City Chiefs

14h New York Jets x Cleveland Browns

14h Buffalo Bills x Indianapolis Colts (ESPN+)

14h Washington Redskins x Miami Dolphins

14h Jacksonville Jaguars x Carolina Panthers

14h St. Louis Rams x Seattle Seahawks (Esporte Interativo)

17h5min Arizona Cardinals x New Orleans Saints

17h5min San Diego Chargers x Detroit Lions

17h25min Tampa Bay Buccaneers x Tennessee Titans

17h25min Oakland Raiders x Cincinnati Bengals

17h25min Denver Broncos x Baltimore Ravens (ESPN+)

21h30min Dallas Cowboys x New York Giants (ESPN e Esporte Interativo)

Segunda-feira

20h10min Atlanta Falcons x Philadelphia Eagles (ESPN)

23h20min San Francisco 49ers x Minnesota Vikings (ESPN)

*ZHESPORTES