Obras escritas por egressos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram premiadas na primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A premiação foi promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e teve vencedores em 29 categorias, entre eles dois representantes da instituição catarinense.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As categorias são distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Os autores receberam, além da estatueta dourada do Prêmio Jabuti Acadêmico, R$ 5 mil em cada categoria.
A premiação teve apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Gráfica Santa Marta. A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da CBL.
Conheça os premiados no Prêmio Jabuti Acadêmico
Continua depois da publicidade
A médica Ligia Giovanella é uma das ganhadoras do prêmio. A obra premiada foi “Atenção Primária à Saúde em Municípios Rurais Remotos no Brasil”, a qual ela divide a autoria com Adriano Maia dos Santos, Aylene Bousquat, Márcia Cristina Rodrigues Fausto e Patty Fidelis de Almeida.
O trabalho tem como objetivo compreender as particularidades dos contextos rurais remotos brasileiros, diante da organização e provisão da Atenção Primária à Saúde (APS) e dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
O material é resultado do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB) do Ministério da Saúde, em cooperação com a Fiocruz, e aborda as diferentes realidades brasileiras, por vezes invisibilizadas e não atendidas nas políticas públicas.
Graduada em Medicina pela UFSC, Ligia é mestre e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), e pós-doutora no Institut für Medizinische Soziologie da Universidade de Frankfurt. Atualmente, ela é pesquisadora sênior da Fiocruz.
Continua depois da publicidade
Outro trabalho premiado no Jabuti é o livro “Água e conflitos socioambientais: tratamento no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos”, do autor Leonardo Castro Maia.
A obra explora a atuação dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) e como esses se relacionam com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Abrangendo a identificação e classificação de conflitos hídricos, assim como de que maneira solucioná-los, o material traz estudos de caso e uma abordagem exploratória do tema.
Leonardo Castro Maia atua como promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente em Belo Horizonte (MG). Ele é doutor em Ciências Humanas pela UFSC e Mestre em Gestão Integrada do Território pela UNIVALE. Além disso, é integrante da Associação Brasileira dos Membros Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) e Associação Brasileira dos Membros Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental (WCEL) da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).
Leia também
Cursinho pré-vestibular gratuito de Florianópolis está com inscrições abertas
Escola de pós-graduação em medicina é inaugurada em Florianópolis