Santa Catarina conta com ao menos oito representantes entre os 246 membros do “Conselhão” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reunido pela primeira vez no atual mandato nesta quinta-feira (4). Do grupo catarinense, há quem tenha feito carreira ou mesmo nascido no Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, como é formalmente tratado o grupo de apoio a Lula, foi comum a outras gestões petistas e também à passagem de Michel Temer (MDB), mas deixou de existir com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O comitê reúne figuras de diferentes segmentos para auxiliarem o presidente na formulação de políticas públicas. Os nomeados não são remunerados por isso e participam voluntariamente das reuniões. É possível checar toda a lista de nomes pelo portal do governo federal.

Veja os nomes de Santa Catarina no “Conselhão” de Lula

  • Elbia Gannoum

Continua depois da publicidade

Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), a economista Elbia Gannoum é mestre na disciplina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também doutora em engenharia de produção pela universidade, onde chegou a lecionar entre 1998 e 2000.

  • Francisco Dal Chiavon

Hoje presidente da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopas), Francisco Dal Chiavon é liderança histórica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e organizou ocupações da entidade no Oeste de Santa Catarina.

  • Gilberto Tomazoni

Nascido em Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina, Tomazoni é CEO da JBS, a maior produtora de proteínas do mundo. Antes de chegar ao comando da multinacional, ele se formou em engenharia mecânica na UFSC e presidiu a Sadia, sediada em Concórdia, na mesma região em que nasceu.

  • Jeanine Pires

Diretora de Alianças Estratégicas da CVC Corp e ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires se graduou em história pela UFSC ainda nos anos 80, antes de se especializar em economia do turismo, e mantém empresa sediada em Florianópolis, a Pires Inteligência em Destinos, de consultoria e marketing para destinos turísticos.

Continua depois da publicidade

  • João Carlos Nogueira

Membro da executiva nacional da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), o doutor em sociologia João Carlos Nogueira é também diretor e pesquisador do Observatório de Pesquisas e Políticas Públicas Reafro, da UFSC. Pela universidade catarinense, ele ainda se graduou em ciências sociais e se especializou em sociologia.

  • Ligia Moreiras

Criadora do projeto “Cientista Que Virou Mãe”, a bióloga e feminista interseccional Ligia Moreiras é doutora em saúde pública pela UFSC e mantém pesquisa pela universidade catarinense sobre violência obstétrica, uma de suas áreas de interesse.

  • Moacyr Roberto Tesch Auersvald

Nascido em Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, Moacyr Roberto Tesch Auersvald é presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e foi ministro classista representante dos empregados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de 1995 a 1998.

  • Rodrigo Sabatini

Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini é engenheiro civil graduado pela UFSC, além de especialista em gestão, inovação e meio ambiente, e acumula projetos no Estado, em especial em Florianópolis, pela promoção do conceito de lixo zero.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Por que o TSE viu abuso econômico de Hang na eleição de Brusque, e não liberdade de expressão

Por quais crimes Bolsonaro pode responder em caso de fraude em vacinação