Os partidos políticos de Lages aproveitaram o período de convenções para definir os candidatos a prefeito na cidade nas Eleições 2024. O registro das candidaturas precisa ser feito até 15 de agosto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Lages, são pelo menos cinco candidatos a prefeito que devem estar na corrida pela prefeitura. Todos tiveram a condição confirmada pelos partidos nas convenções feitas até o fim do prazo, em 5 de agosto. Novos registros, no entanto, ainda podem ser feitos até o dia 15. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.
Lages terá uma disputa entre uma candidata apoiada pelo governador Jorginho Mello, a ex-secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto (Cidadania), e o ex-prefeito Elizeu Mattos (MDB). Além dele, o ex-promotor de Justiça Lio Marin (União) também estará na disputa. O atual vice-prefeito Juliano Polese (PP), apontado pela legenda como pré-candidato à prefeitura, desistiu da disputa. A legenda vai apoiar a candidatura de Lio Marin.
Confira abaixo os candidatos que já tiveram os nomes confirmados pelos partidos em convenções para disputar a corrida pela prefeitura de Lages:
Continua depois da publicidade
Veja candidatos confirmados à prefeitura de Lages
- Carmen Zanotto (Cidadania)
- Cláudia Bratti (PT)
- Elizeu Mattos (MDB)
- Leandro Brugnago Borges (PCO)
- Lio Marin (União)
Carmen Zanotto (Cidadania)
Carmen Zanotto será novamente candidata à prefeitura de Lages. Ela teve o nome confirmado em convenção no primeiro fim de semana de agosto. Carmen é natural de Lages, tem 61 anos e é formada em Enfermagem e Obstetrícia. Ela foi vereadora da cidade no início da década de 2000 e atuou como secretária-adjunta de Estado da Saúde entre 2003 e 2010. Foi deputada federal por quatro mandatos, eleita em 2010 e releita em 2014, 2018 e 2022. Concorreu à prefeitura de Lages em 2020, mas não se elegeu. Em 2023 ela assumiu como secretária de Estado da Saúde do governo Jorginho Mello, cargo que deixou em junho deste ano para concorrer nas eleições municipais.
Cláudia Bratti (PT)
Claudia Bratti será a candidata do PT à prefeitura de Lages. O partido confirmou a indicação em convenção no início de agosto. Cláudia tem 62 anos e é advogada especialista em Gestão Pública. Em 2022, foi candidata a deputada estadual. Esta é a primeira vez em que ela concorre ao cargo na prefeitura de Lages.
Continua depois da publicidade
Elizeu Mattos (MDB)
O ex-prefeito Elizeu Mattos será o nome do MDB na disputa pela prefeitura de Lages. Elizeu tem 58 anos e é formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Foi candidato a vice-prefeito de Lages em 2000, na chapa encabeçada por Décio Ribeiro, que não se elegeu. Foi eleito deputado estadual em 2010 e renunciou ao mandato em 2012 para assumir a prefeitura de Lages após vencer a eleição daquele ano. Comandou a cidade de 2013 a 2016.
Leandro Brugnago Borges (PCO)
Leandro Brugnago Borges tem 33 anos e é natural de Florianópolis e será o candidato do PCO à prefeitura. Ele trabalha como marceneiro e é militante de movimentos sociais na cidade. Em 2022, participou da primeira eleição ao concorrer ao governo de Santa Catarina, também pelo PCO.
Lio Marin (União)
O ex-promotor de Justiça Lio Marin será o candidato do União Brasil à prefeitura de Lages. Ele tem 61 anos, é aposentado e concorre pela primeira vez a cargo político. Começou a carreira no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em 1990, onde permaneceu por 34 anos, até a aposentadoria.
Leia também
Eleição terá consultas sobre passe livre, nova bandeira e temas locais em 5 cidades do país
Continua depois da publicidade
Eleições 2024: SC tem 40 mil jovens entre 16 e 17 anos com título de eleitor
Pré-candidatos usam redes para “aquecimento” antes da campanha eleitoral em SC