O início de agosto marca a definição dos candidatos a prefeito nas Eleições 2024. Com o fim do prazo das convenções partidárias, encontros dos partidos para definir os nomes para a disputa eleitoral que precisam ocorrer até dia 5, as legendas oficializam os concorrentes. O registro das candidaturas precisa ser feito até 15 de agosto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em Joinville, são pelo menos seis candidatos a prefeito que devem estar na corrida pela prefeitura nas eleições de outubro. Após o fim do prazo das convenções, em 5 de agosto, os seis já haviam tido a candidatura confirmada pelos partidos em convenções. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Confira abaixo os candidatos que já tiveram os nomes confirmados pelos partidos em convenções para disputar a corrida pela prefeitura de Joinville.

Veja candidatos já confirmados a prefeito de Joinville

Continua depois da publicidade


Adriano Silva (Novo)

O atual prefeito Adriano Silva (Novo) será candidato à reeleição nas eleições de 2024. Ele teve o nome confirmado na disputa pelo partido em convenção feita no fim de julho. Adriano é formado em Administração e faz parte de uma família proprietária de uma empresa farmacêutica tradicional da maior cidade de Santa Catarina. A vice será a mesma da chapa eleita em 2020, a atual vice-prefeita Rejane Gambin (Novo), mas o partido este ano deve ter apoio de pelo menos mais sete siglas.

Anelísio Machado (PP)

O empresário Anelísio Machado (PP) foi confirmado pelo Progressistas como candidato a prefeito de Joinville. Ele tem 58 anos, é formado em Pedagogia, técnico-mecânico e pós-graduado em Gestão de Pessoas. O nome do vice da chapa ainda não foi definido.

Carlito Merss (PT)

O ex-prefeito Carlito Merss será novamente candidato a prefeito de Joinville. O nome dele foi confirmado em convenção no dia 5 de agosto. Carlito foi eleito prefeito em 2008 e atua desde junho do ano passado na gerência de Políticas Públicas do Sebrae Nacional. O nome do vice ainda não foi definido.

Luiz Cláudio Gubert (MDB)

O engenheiro civil Luiz Cláudio Gubert (MDB) também será candidato a prefeito de Joinville. O nome dele foi confirmado em convenção do partido no dia 2 de agosto. Gubert é formado em Direito e Engenharia Civil e tem mestrado em Ciência Jurídica. É filiado ao partido desde 2004 e já trabalhou na prefeitura e na Câmara. O nome do vice ainda não foi definido pelo partido.

Continua depois da publicidade

Rodrigo Bornholdt (PSB)

O advogado Rodrigo Bornholdt (PSB) também será candidato a prefeito de Joinville. Ele foi procurador do município durante o segundo mandato do então prefeito Luiz Henrique da Silveira e foi eleito vice-prefeito em 2004, na chapa liderada por Marco Tebaldi. O nome do vice na aliança ainda então foi divulgado.

Sargento Lima (PL)

O deputado estadual Sargento Lima (PL) também será candidato a prefeito de Joinville. O nome dele foi confirmado em convenção da legenda no dia 4 de agosto. Sargento Lima terá o apoio do governador Jorginho Mello. Carlos Henrique de Lima, o Sargento Lima, tem 51 anos e é policial militar. É formado em Processos Gerenciais e pós-graduado em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. É deputado estadual em segundo mandato e no início deste ano atuou como secretário de Estado de Segurança Pública. A vice na chapa será a empresária Fabi Venera.

Leia também

Eleição terá consultas sobre passe livre, nova bandeira e temas locais em 5 cidades do país

Eleições 2024: SC tem 40 mil jovens entre 16 e 17 anos com título de eleitor

Pré-candidatos usam redes para “aquecimento” antes da campanha eleitoral em SC