Os partidos de Jaraguá do Sul confirmaram quem serão os candidatos a prefeito de Jaraguá do Sul nas Eleições 2024. O registro das candidaturas precisa ser feito até 15 de agosto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em Jaraguá do Sul, são pelo menos sete candidatos a prefeito confirmados pelos partidos nas convenções feitas entre o fim de julho e o início de agosto. No entanto, novos registros de candidaturas podem ser apresentados à Justiça Eleitoral até o dia 15. A campanha eleitoral tem início no dia 16 de agosto.
O atual prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner (MDB), será candidato à reeleição e terá apoio de partidos como PSDB, PSD e União Brasil. Ele foi eleito vice-prefeito em 2020 e assumiu a prefeitura em 2022, depois da renúncia do ex-prefeito Antídio Lunelli, inicialmente para tentar uma candidatura a governador e, posteriormente, para concorrer a deputado estadual, cargo para o qual foi eleito.
Entre os adversários de Jair Franzner estará o empresário Edson Junkes (PL), candidato que terá o apoio do governador Jorginho Mello. Disputam o cargo também nomes do Novo, do PP e do Podemos.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo os candidatos que já tiveram os nomes confirmados pelos partidos em convenções para disputar a corrida pela prefeitura de Jaraguá do Sul:
Candidatos confirmados a prefeito de Jaraguá do Sul
- Diego Ribeiro (Rede)
- Edson Junkes (PL)
- Emanuela Wolff (Podemos)
- Jair Franzner (MDB)
- Jaison Elert (PRTB)
- Mario Felippi (Novo)
- Níura Demarchi (PP)
Diego Ribeiro (Rede)
Diego Ribeiro tem 37 anos, é empresário, professor, estudante de Direito e já foi gestor de tecnologia do governo do Ceará. Foi lançado politicamente em Florianópolis, pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. O candidato a vice da chapa será Levi Fonseca de Barros.
Continua depois da publicidade
Edson Junkes (PL)
Empresário do setor têxtil e da comunicação, Edson tem 41 anos e deve ter o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), como apoiador de campanha. O vice da chapa será Sargento Garbila (PL)
Emanuela Wolff (Podemos)
Emanuela Wolff, a Manu, é funcionária pública e tem formação em processos gerenciais. Atua como coordenadora de atendimento no governo do Estado. Ela já foi secretária municipal na prefeitura de Jaraguá do Sul nos governos de Antídio Lunelli e Jair Franzner, ambos do MDB. O vice da chapa será Francisco de Assis Rocha (PT)
Jair Franzner (MDB)
Jair Franzner é o atual prefeito da cidade e vai buscar a reeleição nas Eleições 2024. Franzer é empresário e foi vice de Antídio Lunelli (MDB) em 2020, quando a chapa foi eleita. Assumiu o cargo após a renúncia de Lunelli, em 2022, para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Jair é diretor industrial na Urbano Agroindustrial, empresa fundada pelo pai, Urbano Franzner, em 1960. Ele não tinha outras experiências na política antes de ser vice-prefeito e, agora, prefeito. O candidato a vice na coligação será João Pereira (PSDB).
Jaison Elert (PRTB)
Jaison é formado técnico em construção mecânica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), é fundador do PRTB em Jaraguá do Sul e tem experiências profissionais em indústria da cidade. O vice da aliança será Carlos Nilsen (PRTB).
Continua depois da publicidade
Mario Felippi (Novo)
Mario Felippi é advogado e professor na Católica de Santa Catarina. Também é empresário e presidente de clube de tiro em Jaraguá do Sul. Será o nome do Novo na disputa. A candidata a vice da chapa será Margareth Ewald (Novo).
Níura Demarchi (PP)
Níura Demarchi é advogada, professora e figura conhecida na vida pública de Jaraguá do Sul há mais de 20 anos. Ela foi vereadora em Jaraguá do Sul de 1997 a 2000 e secretária de Desenvolvimento Regional (SDR), de 2003 a 2008, nos dois governos de Luiz Henrique da Silveira (MDB). O vice da chapa será Paulo Almuas, também do PP.
Leia também
Eleição terá consultas sobre passe livre, nova bandeira e temas locais em 5 cidades do país
Eleições 2024: SC tem 40 mil jovens entre 16 e 17 anos com título de eleitor
Pré-candidatos usam redes para “aquecimento” antes da campanha eleitoral em SC