O início de agosto marca a definição dos candidatos a prefeito nas Eleições 2024. Com o fim do prazo das convenções partidárias, os partidos definiram quem são os nomes que estarão na disputa pela prefeitura de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em Florianópolis, são nove candidatos a prefeito na corrida pela prefeitura nas eleições de outubro. A campanha eleitoral começou oficialmente em 16 de agosto.

Confira abaixo os candidatos que já tiveram os nomes confirmados pelos partidos em convenções para disputar a corrida pela prefeitura de Florianópolis.

Veja candidatos a prefeito de Florianópolis

Continua depois da publicidade


Carlos Muller (PSTU)

O professor Carlos Muller (PSTU) será um dos candidatos a prefeito de Florianópolis nas Eleições 2024. Ele teve o nome confirmado pelo partido em convenção no último fim de semana do prazo para as definições. Carlos tem 61 anos, é professor de História e atua na rede municipal de ensino da Capital. Já presidiu o sindicato dos servidores públicos municipais (Sintrasem) e concorreu a prefeito de São José, em 2008. O vice da chapa será Roque Luiz Pegoraro (PSTU).

Dário Berger (PSDB)

O ex-senador será candidato a prefeito pelo PSDB. O partido confirmou o nome dele na disputa pela prefeitura em convenção no dia 20 de julho. Ele tem 67 anos, é formado em Administração e já foi prefeito de São José, entre 1997 e 2004, e de Florianópolis, entre 2005 e 2012. O vice na chapa dele será a ex-secretária de Assistência Social da Capital, Maria Cláudia Goulart (União).

Marquito (PSOL)

O deputado estadual Marcos José de Abreu, o Marquito, também será candidato a prefeito de Florianópolis. O nome dele foi confirmado pelo partido em convenção no dia 3 de agosto. Marquito é engenheiro agrônomo, foi vereador por dois mandatos em Florianópolis, chegando a ser o mais votado na eleição de 2020. Em 2022, foi eleito deputado estadual. O nome do vice ainda não foi confirmado pelo partido.

Mateus Souza (PMB)

O advogado Mateus Souza também foi confirmado candidato a prefeito pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). O partido confirmou a indicação em convenção no fim de julho. Ele tem 28 anos, é assistente administrativo na Celesc e foi candidato a vereador de Palhoça pelo Agir, em 2016. A vice será a técnica de enfermagem Olindina Corrêa, do mesmo partido.

Continua depois da publicidade

Pedrão Silvestre (PP)

O administrador público e ex-vereador Pedrão Silvestre será candidato a prefeito pelo PP. O partido confirmou a indicação em convenção no dia 28 de julho. Ele tem 37 anos e foi vereador da Capital por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Também concorreu à prefeitura em 2020, e a deputado estadual, em 2022, ficando como suplente. O vice da chapa será o coronel Marcelo Pontes, ex-comandante-geral da Polícia Militar de SC.

Rogério Portanova (Avante)

O advogado Rogério Portanova também foi confirmado candidato a prefeito de Florianópolis, pelo Avante, em convenção no fim de julho. Ele concorreu a prefeito da Capital em 1996 e em 2000, além de disputar os cargos de governador e deputado federal em outras eleições. O nome do vice ainda não foi definido.

Topazio Neto (PSD)

O atual prefeito Topazio Neto será candidato à reeleição pelo PSD. A candidatura dele foi confirmada em convenção do partido no fim de julho. Topazio é formado em Administração e fundou uma das maiores empresas de tecnologia de Santa Catarina. Em 2020, foi eleito vice-prefeito na chapa de Gean Loureiro, e assumiu a prefeitura após a renúncia dele para concorrer a governador. A vice de Topazio neste ano será a vereadora Maryanne Mattos (PL), do partido do governador Jorginho Mello.

Vanderlei Farias, o Lela

O ex-vereador Vanderlei Farias será o candidato do PT à prefeitura de Florianópolis nas Eleições 2022. O partido confirmou a escolha em convenção no dia 3 de agosto. Lela tem 46 anos, é formado em Gestão Pública e foi vereador por dois mandatos na Capital, de 2013 a 2020. Atuou também como secretário de Cultura em 2017, na gestão do ex-prefeito Gean Loureiro (União). A advogada Ana Carolina Andrade (PSB) será a vice.

Continua depois da publicidade

Leia também

Eleição terá consultas sobre passe livre, nova bandeira e temas locais em 5 cidades do país

Eleições 2024: SC tem 40 mil jovens entre 16 e 17 anos com título de eleitor

Pré-candidatos usam redes para “aquecimento” antes da campanha eleitoral em SC