O fim das convenções partidárias definiu o cenário sobre quem serão os candidatos a prefeito nas Eleições 2024. O registro das candidaturas foi feito até 15 de agosto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em Criciúma, são seis candidatos a prefeito na corrida pela prefeitura nas eleições de outubro. Todos tiveram a condição confirmada pelos partidos nas convenções feitas até o fim do prazo, em 5 de agosto. A campanha eleitoral começou oficialmente em 16 de agosto.

Criciúma terá uma disputa entre nomes apoiados pelo atual prefeito Clésio Salvaro, que lançou o ex-secretário Vágner Espíndola, Vaguinho, para a sucessão, e pelo governador Jorginho Mello, que apoiará o deputado e ex-secretário Ricardo Guidi. Além deles, outros quatro nomes de partidos como PT, MDB, PP e Solidariedade também estarão na disputa.

Confira abaixo os candidatos que já tiveram os nomes confirmados pelos partidos em convenções para disputar a corrida pela prefeitura de Criciúma:

Continua depois da publicidade

Veja candidatos à prefeitura de Criciúma

  • Arlindo Rocha (PT)
  • Jorge Godinho (Solidariedade)
  • Júlio Kaminski (PP)
  • Paulo Ferrarezi (MDB)
  • Ricardo Guidi (PL)
  • Vaguinho (PSD)

Arlindo Rocha (PT)

O advogado Arlindo Rocha será o candidato do PT à prefeitura de Criciúma. Ele teve o nome confirmado pelo partido em convenção no início de agosto. A candidata a vice da chapa será Mariana Sartor (PSOL). Arlindo tem 56 anos, foi prefeito de Maracajá, no Sul do Estado, entre 2017 e 2020, além de vereador do mesmo município, entre 2005 e 2008.

Jorge Godinho (Solidariedade)

Jorge Godinho será candidato a prefeito de Criciúma pelo Solidariedade. O nome foi confirmado em convenção ainda no fim de julho. A candidata a vice da chapa será Graziela Fraga, também do Solidariedade. Godinho é gestor na empresa Unicamed, operadora de planos de saúde e administradora de cartão convênio. Ele foi candidato a deputado estadual por duas vezes e disputou uma vaga de vereador em Criciúma em 2016.

Continua depois da publicidade

Júlio Kaminski (PP)

O advogado Júlio Kaminski foi confirmado pelo PP como o candidato do partido à prefeitura de Criciúma. O nome foi confirmado em convenção no início de agosto. O partido concorrerá em chapa pura, com o vice Irani Alberton, da mesma legenda. Kaminski é ex-bancário e advogado especializado em Processo Civil e Cireito Público. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2020.

Paulo Ferrarezi (MDB)

O agricultor e administrador José Paulo Ferrarezi (MDB) também será candidato a prefeito de Criciúma. O nome dele foi confirmado na convenção do partido no início de agosto, com Aníbal Dário (MDB) de vice. José Paulo Ferrarezi tem 59 anos, é agricultur e administrador. Atualmente é vereador em Criciúma no terceiro mandato consecutivo.

Ricardo Guidi (PL)

O deputado federal e ex-secretário de Estado de Meio Ambiente Ricardo Guidi (PL) também será candidato à prefeitura de Criciúma. Ele será o nome do PL, apoiado pelo governador Jorginho Mello. O nome do vice ainda não foi definido. Guidi tem 42 anos, é formado em Direito e tem pós-graduação em Gestão Empresarial. Atua como empresário e produtor rural. É filho do ex-prefeito de Criciúma, Altair Guidi, e da ex-senadora Sandra Zanatta Guidi.

Vaguinho (PSD)

O administrador Vágner Espíndola, o Vaguinho, será o candidato do PSD à prefeitura de Criciúma. Ele teve o nome confirmado em convenção do partido no início de agosto. Será o nome apoiado pelo atual prefeito Clésio Salvaro (PSD), que está no fim do segundo mandato e não pode se candidatar à reeleição. O candidato a vice da chapa será o vereador Salésio Lima (PSD). Vaguinho é formado em Administração e Gestão Pública e atuou como secretário-geral de Governo e secretário da Fazenda na prefeitura de Criciúma. Também coordenou o banco de desenvolvimento Fonplata e presidiu o conselho fiscal da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Continua depois da publicidade

Leia também

Eleição terá consultas sobre passe livre, nova bandeira e temas locais em 5 cidades do país

Eleições 2024: SC tem 40 mil jovens entre 16 e 17 anos com título de eleitor

Pré-candidatos usam redes para “aquecimento” antes da campanha eleitoral em SC