A eleição indireta para prefeito de Tubarão teve duas chapas inscritas. O prazo terminava às 19h desta sexta-feira (4), e até o último dia não havia registrado interessados. Nas últimas horas, no entanto, dois registros de candidatura foram apresentados à Câmara de Vereadores, que conduz o processo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Com isso, a eleição indireta está mantida para a próxima segunda-feira (7), às 19h. A disputa ocorre depois que o então prefeito Joares Ponticelli (PP) e o vice, Caio Tokarski (União) renunciaram aos cargos, no dia 10 de julho deste ano. Os dois foram presos na Operação Mensageiro, que investiga suposto pagamento de propinas em troca de vantagens ilícitas em contratos de coleta de lixo em cidades de SC.
Joares ficou detido até o final de junho, quando teve a prisão preventiva convertida em medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. O ex-vice Caio Tokarski permanece preso.
Com os dois cargos vagos, o presidente da Câmara de Tubarão, Gelson Bento, que já estav no cargo desde a prisão do prefeito e vice, seguiu no comando do município e convocou novas eleições, como determina a lei eleitoral. No entanto, a escolha não será direta, mas sim por voto dos vereadores.
Interessados ainda podem pedir impugnação de alguma das duas candidaturas até domingo, quando vence o prazo de 48 horas previsto no edital.
Continua depois da publicidade
Os eleitos ficam no cargo por um ano e cinco meses, até dezembro de 2024.
Quem são os candidatos
Uma das chapas é formada por aliados da dupla Joares e Caio. O atual presidente da Câmara, Jairo dos Passos Cascaes (PSD), concorre a prefeito tendo o também vereador Moisés Nunes (PP) como vice. Cascaes é servidor, vereador em quarto mandato, foi secretário regional e chegou a ser titular da pasta de Gestão da prefeitura de Tubarão até abril deste ano, quando pediu exoneração para retornar à cadeira de vereador.
A chapa da oposição ao grupo político que estava na prefeitura é formada por José Luiz Tancredo (MDB), com Denis da Silva Matiola (PSDB) de vice. Os dois também são vereadores. José Luiz Tancredo é formado em Geografia, Marketing e também é vereador em quarto mandato. Já atuou como secretário de Planejamento, Defesa Civil e Meio Ambiente em outros mandatos na cidade.
Candidatos à prefeitura de Tubarão na eleição indireta
Chapa 1
Prefeito: Jairo dos Passos Cascaes (PSD)
Vice: Moisés Nunes (PP)
Chapa 2
Prefeito: José Luiz Tancredo (MDB)
Vice: Denis da Silva Matiola (PSDB)
Leia também
Tubarão marca data de eleição indireta após renúncia de prefeito preso na Mensageiro
Mensageiro: escândalo de corrupção tem mais cinco prefeitos de SC réus; total chega a 13
Metas e planilhas: o passo a passo da empresa pivô da Operação Mensageiro