As Eleições 2024 definiram neste domingo (6) quem serão os 295 prefeitos das cidades catarinenses. Com reeleições em 31% dos municípios e sem segundo turno pela primeira vez em 24 anos, o pleito elegeu prefeitos com uma diferença de idade de 51 anos entre o mais velho e o mais novo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O candidato Wesley Terribile (PL) foi o prefeito eleito mais jovem de Santa Catarina. O veterinário de 25 anos, nascido em 5 de dezembro de 1998, estará à frente da cidade de Águas Frias, no Oeste, no próximo mandato.
Nascido em Nova Erechim, também no Oeste, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ele é solteiro e tem grau de instrução superior completo. Essa é a primeira eleição em que ele concorre. Os eleitores da cidade escolheram junto com ele o vice Gilmar (PSDB).
O prefeito mais velho a ser eleito em Santa Catarina é Oscar Barela (PP), que irá comandar a cidade de Águas de Chapecó, também no Oeste catarinense, pelos próximos quatro anos. Nascido em 24 de novembro de 1947, ele tem 76 anos.
Continua depois da publicidade
Natural de Sarandi (RS), de acordo com informações do TSE, ele é casado, aposentado e tem ensino fundamental incompleto. Ele foi candidato a vice-prefeito na cidade em 2004 e também em 2020, ano em que foi eleito para o cargo. Neste ano, junto a ele foi eleito o vice-prefeito Jaime (PL).
Outros eleitos entre mais jovens e mais velhos
Entre os 295 municípios catarinenses, foram eleitos somente quatro prefeitos com idades entre 25 e 29 anos, equivalente a 1,36% do total. Além de Wesley Terribile, Geleade Wollert (MDB) foi eleito em Doutor Pedrinho, com 29 anos; Vinicius Ventura (PP) foi eleito em Maravilha, com 26 anos; e Rodrigo (MDB) foi eleito prefeito de Petrolândia, com 27 anos.
Já entre os eleitos com idades entre 70 e 79 anos também foram quatro candidatos, 1,36% do total. Para além do prefeito mais velho, Santin (MDB) foi eleito em Abelardo Luz, com 74 anos; Zanella (PP) foi eleito em Ipumirim, aos 75 anos; e Godofredo (MDB) será prefeito em São Francisco do Sul aos 75 anos.
Leia também
“Milei de Floripa” fica como vereador suplente em Florianópolis
Mapa mostra explosão do PL e queda de partidos tradicionais no comando das prefeituras em SC
Vereador mais votado do Brasil é apoiador de Marçal e de Bolsonaro