As crianças e o bebê encontrados vivos após 40 dias perdidos na selva amazônica são Lesly Mucutuy, de 13 anos, Soleiny Mucutuy, 9, Tien Mucutuy, 4, e Cristin Mucutuy, 1. Os quatro são filhos de Magdalena, que foi encontrada morta ao lado outros dois adultos após a queda de um avião. Todos são da comunidade indígena Uitoto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

Os pequenos sofreram um acidente no dia 1º de maio quando voavam de Caquetá e San José del Guaviare, no Centro-Sul da Colômbia. Nas redes sociais, o presidente colombiano escreveu que a localização das crianças era “uma alegria para todo o país”. Petro, vale lembrar, chegou a comunicar que os quatro haviam sido encontrados em 18 de maio, mas deletou o tuíte e, na sequência, pediu desculpas.

Leia mais: Onça-parda é flagrada em momento de natação em rio de Santa Catarina

A localização de Lesly, Soleiny, Tien e Cristin tem como pano de fundo um enredo digno de filme. Isso porque, após a queda do avião, os quatro deixaram o local do acidente onde estavam os corpos dos três adultos. Fraldas, tampa de mamadeira, tesoura e até um maracujá mordido ajudaram a indicar às autoridades de que os pequenos estavam, sim, vivos.

Continua depois da publicidade

A cinco quilômetros do local onde o avião caiu, pegadas de crianças foram localizadas e um cachorro de resgate, de nome Wilson, foi solto na mata para tentar encontrá-las. Durante esta semana, porém, o cão sumiu, porém as equipes de busca localizaram pegadas do cachorro ao lado de pegadas de crianças, o que indica que o pastor belga havia encontrado os quatro e estava os acompanhando.

Wilson segue desaparecido.