A Covid-19 devastou uma família em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Cecília de Almeida perdeu o marido e cinco filhos vítimas da doença. As mortes ocorreram em um intervalo de aproximadamente um mês e meio – entre 2 de abril e 11 de maio.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
Os irmãos Maria e Antônio, de 34 e 50 anos, foram os primeiros a perder a vida para a Covid-19. Antes mesmo de cicatrizar a ferida da partida prematura dos filhos, Cecília precisou enterrar também o marido e pai dos filhos dela, José Alci de Almeida, 70 anos.
Menos de duas semanas depois, já no mês em que é lembrado o Dia das Mães, a aposentada encarou a notícia da morte da filha Zelirde. Passados mais dois dias, veio a notícia do óbito de João Ercio de Almeida.
Naquela semana, em entrevista à NSC TV, Cecília tentava encontrar forças para orar pela recuperação de outro filho que seguia internado. Nesta terça-feira (11), porém, José Joarez também não resisiu e faleceu.
Continua depois da publicidade
Dos seis filhos que teve da união com José, apenas uma das filhas sobreviveu à Covid-19.
— O que vai ser de mim? Eu não sei — se questiona a aposentada com lágrimas nos olhos.
A tragédia que se abateu sobre a família Almeida consternou toda a pequena cidade de Ituporanga, que tem pouco mais de 25 mil habitantes. Na semana passada, diante da morte da quinta pessoa da família, a prefeitura decretou luto oficial de três dias.
Cronologia
02/04 – morre Maria Rosimara de Almeida Hellmann, 34 anos
10/04 – morre Antônio de Almeida, 50 anos
23/04 – morre João Alci de Almeida, 70 anos
03/05 – morre Zelirde Almeida, 45 anos
05/05 – morre João Ercio de Almeida, 43 anos
11/05 – morre José Joarez de Almeida, 48 anos
Coronavírus em Ituporanga
Ituporanga contabiliza 2.790 casos confirmados de coronavírus desde o começo da pandemia. Desses, 2.661 já são considerados recuperados e outros 76 estão em tratamento ou monitoramento.
A cidade soma ainda a morte de 53 moradores em virtude da Covid-19, das quais seis são só na familia de Cecilia de Almeida.