Os moradores de Joinville atingidos pela forte chuva na virada de ano podem solicitar o saque de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até 26 de abril. No entanto, terão acesso ao benefício apenas quem morar na lista de ruas divulgadas pela prefeitura (veja no fim da reportagem).
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Os endereços de áreas afetadas foram identificados pela Defesa Civil do município e homologados pela Caixa Econômica Federal. A solicitação do saque deve ser realizada pelo aplicativo FGTS para celular, na opção Saque Digital, sem a necessidade de comparecer a uma agência, como forma de prevenir a disseminação do coronavírus.
O trabalhador deverá possuir conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo para saque é de R$ 6.220. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da CAIXA ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Quem foi afetado pelos alagamentos da noite de réveillon, mas o endereço não consta na lista, precisa procurar a Defesa Civil de Joinville para fazer o cadastro. O contato pode ser feito pelo telefone 199, pelo e-mail defesacivil@joinville.sc.gov.br ou pela Ouvidoria da prefeitura.
Continua depois da publicidade
Veja as ruas de quem pode sacar o FGTS em Joinville:
Como solicitar o saque do FGTS
Quem preencher os requisitos para fazer a solicitação deve seguir os seguintes passos indicados abaixo, que também estão detalhados no site da prefeitura:
– Realizar o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro
– Ir na opção “Meus saques”, selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” e acessar a cidade
– Encaminhar foto do documento de identidade e do comprovante de residência em nome do trabalhador (emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da situação de emergência)
– Selecionar a opção para creditar o valor em conta e enviar a solicitação
– O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso a solicitação seja aprovada, é de cinco dias úteis.
Continua depois da publicidade
Leia também
> Municípios da região de Joinville se manifestam contra ampliação do lockdown
> Jovem de 22 anos morre após acidente em viaduto de Joinville