Os ambulantes que trabalharam durante a temporada de verão nas praias de Florianópolis têm até esta sexta-feira, 20, para retirar a estrutura dos quiosques e entulhos deixados nas areias. Nesta quarta-feira, 18, a Hora esteve na praia do Santinho, no norte da Ilha, e havia muito material acumulado, como madeiras, ferros e lonas.

Continua depois da publicidade

Segundo o gerente de fiscalização de serviços públicos da prefeitura, José Paulo Vieira, a licença para o uso dos quiosques venceu no domingo, 15. Pelo edital, os comerciantes teriam até esta quarta para desmontar e recolher o material, mas o prazo foi prorrogado para até o final da semana.

— A gente está dando esse prazo maior até porque têm praias com dificuldade de acesso e também para que os comerciantes tenham tempo para desmontar e recolher tudo — informa.

Nesta quinta, 19, a Brasil Kirin, empresa que patrocinou as estruturas metálicas e as lonas para os quiosques, vai recolher o material na Lagoa da Conceição. Os ambulantes daquela região devem entregar o material no terreno ao lado do Posto Galo, na Avenida Afonso Delambert Neto, 240, das 10h às 14h. O cronograma com o recolhimento em outras praias será divulgado no site da prefeitura.

Continua depois da publicidade

A partir de segunda-feira, 23, o município começa a percorrer todas as praias para verificar se ainda há entulhos. De acordo com Vieira, quem não tiver retirado os quiosques pode ser autuado e pagar multa de até um salário mínimo (R$ 954). Além disso, o comerciante pode ficar impossibilitado de participar do próximo edital para uso da faixa de areia na temporada 2018/2019.

(Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense)

Dano ambiental e risco para banhistas

Andrea Moschetti, 37 anos, é moradora da Praia do Santinho e se preocupa com a questão ambiental por conta do acumulo de lixo na areia.

— Acabou a temporada e, como não vão funcionar mais, deveriam desmontar na hora porque isso é lixo. E essa praia é uma das mais limpas, então é importante preservar. Quando a maré enche, esse material pode ir todo para o mar — diz.

Continua depois da publicidade

(Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense)

Turista de Goiás, Guilherme Aguiar, 31, adorou o Santinho para aproveitar as férias, mas não gostou de ver a praia cheia de entulhos.

— É desconfortável e perigoso. A maré pode subir e espalhar os entulhos e quem frequenta a praia pode se machucar. Apesar de a praia ser linda, é preciso cuidar e preservar para que nada de ruim aconteça. Além disso, a prefeitura deveria oferecer mais estrutura fora de temporada, porque tem muito turista que vem nesta época.

Ivonete Quadros, 62, é proprietária de um restaurante e conta que os entulhos estão jogados na praia há cerca de um mês.

Continua depois da publicidade

— O descaso é grande, já foram feitas várias denúncias para a prefeitura, para os órgãos competentes e ninguém se manifesta. É um perigo para o turista que vem na baixa temporada, têm madeira e prego soltos, tudo jogado, lixo, tá horrível.

(Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense)

Segundo a comerciante, em uma das barracas, o responsável desmontou e tacou fogo para não precisar retirar os entulhos. Enquanto a reportagem da Hora estava na praia, um funcionário de um dos quiosques, que preferiu não ser identificado, estava retirando os entulhos. Ele contou que todo o material seria removido até o fim do dia.

Leia outras notícias de Florianópolis