O filme “Emilia Pérez”, principal concorrente de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025, conta a história de Manitas (interpretado pela atriz Karla Sofía Gascón), um líder de cartel mexicano que contrata uma advogada chamada Rita (Zoe Saldaña) para ajudá-lo na transição de gênero e a passar a viver como Emilia Pérez. Anos depois, tudo se complica quando Pérez decide que quer se reunir com a família que deixou para trás.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O musical competiu com nomes como “Wicked” e “Challengers” na categoria “Melhor Musical ou Comédia” no Globo de Ouro, e acabou levando o prêmio.

Mas afinal, Emilia Pérez é uma pessoa real?

Em meio às polêmicas, outro rumor surgiu: a personagem de Emilia Pérez é baseada em uma pessoa real? A resposta é não. O diretor Audiard contou à W. Magazine, durante uma entrevista, que a ideia surgiu enquanto ele lia o romance francês de 2018, “Écoute”, de Boris Razon.

— Na metade do caminho, há um personagem que é um chefão do tráfico que quer fazer a transição para se tornar uma mulher. O autor, que é meu amigo, não desenvolveu esse personagem. Pedi o direito de expandir o personagem eu mesmo — relatou à revista em outubro do ano passado.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, Emilia Peréz foi escrito pelo diretor como uma ópera em quatro atos e personagens “unidimensionais e arquetípicos”, durante o confinamento na pandemia de Covid-19. Não é à toa que o filme mistura mais de um gênero. A atriz Zoe Saldaña, uma das atrizes principais, revelou que originalmente ficou confusa com o enredo.

— Foi descrito para mim como um filme noir que não existia realmente em nenhum dos gêneros convencionais, mas era um musical. Na verdade, era uma ópera, e baseado em um mundo do crime, mas haveria um senso de justiça, validação e santificação. E eu fiquei tipo, “O quê?” Eu tive que ler mais de uma vez. E então, eu não conseguia parar de pensar nisso — disse à Tudum.

Embora bem recebido pela crítica, o filme que mistura os dois gêneros causou várias polêmicas nas redes sociais, onde recebeu diversas críticas — vindas principalmente de pessoas mexicanas.

Entenda as polêmicas envolvendo o filme “Emilia Pérez”

Continua depois da publicidade

Atriz principal também se envolveu em polêmicas

Karla Sofía Gascón, a atriz principal do filme, foi afastada da campanha do filme, segundo informações da revista americana The Hollywood Reporter. A decisão foi tomada após internautas resgatarem uma série de publicações dela expressando opiniões polêmicas sobre muçulmanos, o caso de George Floyd e o Oscar.

Como “exposed” de Karla Sofía Gascón altera corrida pelo Oscar e afeta Ainda Estou Aqui

De acordo com a publicação, a espanhola não irá participar de eventos de “Emília Pérez” programados para os próximos dias. No domingo (9), ela receberia uma homenagem com o prêmio “Virtuosos Award”, do Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara (SBIFF), nos Estados Unidos, junto com Fernanda Torres, mas não irá comparecer ao local.

Gascón ainda pode comparecer ao Goya 2025, a versão espanhola do Oscar, que acontecerá no sábado (8). De acordo com a revista, alguns de seus comportamentos não são vistos como problemáticos na Europa como são nos Estados Unidos.

A atriz já foi retirada das campanhas de e-mails e anúncios publicitários promovendo o filme para as premiações. Em alguns outdoors, que ainda apresentam imagens de Gascón, em breve devem ter outros membros do elenco em destaque.

Continua depois da publicidade

Veja as categorias que “Emilia Pérez” concorre no Oscar 2025

  • Melhor Filme
  • Melhor Direção (Jacques Audiard)
  • Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón)
  • Melhor Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña)
  • Melhor Canção Original (“Mi Camino” e “El Mal”)
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Filme Internacional
  • Melhor Cabelo e Maquiagem
  • Melhor Trilha Sonora Original
  • Melhor Edição
  • Melhor Som
  • Melhor Fotografia

*Sob supervisão de Andréa da Luz

**Com informações da Revista People, Hello! e DW

Leia também

Onde assistir os filmes do Oscar por R$ 10 em Florianópolis

Produção com toque catarinense: “Alegria do Amor” chega aos cinemas nesta quinta-feira

Internada aos 6 meses de gestação, Lexa pede orações para filha: “De todo o coração”