O Brasil estreou nos Jogos Olímpicos em 1920, na Bélgica. De lá para cá, a delegação já esteve presente em pódios mais de 150 vezes. E Guilherme Paraense foi quem conquistou o primeiro ouro do Brasil, justamente na primeira participação do país na competição, pela modalidade de tiro olímpico. Saiba a seguir quem foi o atleta. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Continua depois da publicidade

Quem foi Guilherme Paraense

Tenente do Exército Brasileiro, Guilherme Paraense nasceu em Belém do Pará, no dia 25 de junho de 1884. Foi revelado como um grande talento do tiro esportivo enquanto frequentava a Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro. 

No fim da década de 1910, ele já era campeão brasileiro. Seu bom desempenho em competições o levou aos Jogos de 1920, onde se tornou campeão olímpico na pistola militar e conquistou o primeiro ouro da história do Brasil. 

Além disso, participou da revolução de 1930 que levou o ex-presidente Getúlio Vargas ao poder. Em 1952, deixou o Exército como tenente-coronel. Morreu em 18 de abril de 1968, aos 83 anos, vítima de um ataque cardíaco. 

Continua depois da publicidade

Como foi a conquista olímpica 

Antes de conquistar o lugar mais alto do pódio, o militar teve um outro papel importante na estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos, fato que já o deixaria marcado na história. Ele foi o primeiro porta-bandeiras da delegação brasileira na abertura do evento. 

O primeiro ouro do Brasil, conquistado por Guilherme Paraense veio na disputa individual do tiro esportivo nos Jogos de Antuérpia 1920. Sua modalidade consistia em 30 tiros divididos em cinco séries de seis disparos. O atirador somou 274 pontos dos 300 possíveis. 

O militar também ajudou na conquista do primeiro bronze do país, na disputa por equipes. A primeira prata do Brasil ficou com Afrânio da Costa, na mesma modalidade esportiva.

Continua depois da publicidade

Leia também

Qual é o prêmio em dinheiro para medalhas de ouro, prata e bronze de atletas brasileiros em Paris 2024

Por que a apresentação de Celine Dion nas Olimpíadas de Paris 2024 foi a maior conquista da cantora

Enquete: Quem leva a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas