Quem foi Ayrton Senna? Para quem viu o piloto correr e ser tricampeão mundial de Fórmula 1, pode parecer inacreditável que alguém não conheça a história de um dos maiores ídolos do esporte que o Brasil já teve.

Continua depois da publicidade

No entanto, já são 30 anos da morte de Senna. Quem nasceu depois de 1º de maio de 1994, além de não ver o piloto correr, cresceu acompanhando apenas as homenagens. Por conta disso, o NSC Total apresenta a história do último brasileiro tricampeão de Fórmula 1.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

História e vida pessoal

Ayrton Senna nasceu em São Paulo no dia 21 de março de 1960. Morreu de forma trágica, durante um acidente, em 1º de maio de 1994, aos 34 anos. Paulistano do bairro Santana, ele é filho de Milton Teodoro Guirado da Silva e Neide Senna, além de irmão de Viviane Senna.

Continua depois da publicidade

Na sua vida pessoal, chegou a se casar em 1981 com Lilian Vasconcelos, quando tinha 20 anos. O casamento, porém, durou apenas um ano. Depois disso, teve vários namoros, incluindo a apresentadora Xuxa Meneghel. Quando morreu, namorava Adriane Galisteu. Ayrton Senna não teve filhos.

Ayrton Senna: Xuxa, Adriane Galisteu e as outras namoradas do piloto

Carreira de Ayrton Senna

Ayrton Senna começou correndo de kart aos quatro anos. Com 21 anos foi para a Europa, onde começou a ganhar campeonatos. Iniciou sua carreira na Fórmula 1 em 1984. Foi correndo pela escuderia McLaren que Senna fez história. Além disso, fez dupla com o francês Alain Prost, seu grande rival.

Senna é detentor de alguns recordes na modalidade até hoje. É o último tricampeão mundial brasileiro, ganhando o título em 1988, 1990 e 1991. A última vitória de Senna pela McLaren também foi a última da sua carreira, no GP de Adelaide, na Austrália. Quando morreu, estava na Williams.

Como estão os pilotos que correram na mesma época de Ayrton Senna

Veja como Senna conquistou seu primeiro título mundial na F1

Relembre o bicampeonato de Senna

A morte precoce em 1º de maio de 1994

A última corrida de Senna foi no GP de San Marino, em Imola. Um Grande Prêmio que começou de forma trágica com um grave acidente do brasileiro Rubens Barrichello. No sábado, mais um acidente tirou a vida do piloto austríaco Roland Ratzenberger.

Continua depois da publicidade

No domingo, 1º de maio de 1994, a corrida começou com um acidente. Na sétima volta, Ayrton Senna se chocou com o muro durante a curva Tamburello. O piloto não resistiu e teve morte cerebral instantânea. Porém, a morte foi confirmada às 18h40min do horário de Imola, 13h40 no horário de Brasília.

30 anos sem Ayrton Senna: A causa da morte do piloto

Os carros que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1

Comoção nacional com a perda de Senna

Itamar Franco, presidente do Brasil na época, declarou luto oficial de três dias no país. Nos dias 4 e 5 de maio, Ayrton Senna foi velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Estima-se que cerca de 240 mil pessoas passaram pelo local.

O caixão de Senna foi levado até o Cemitério do Morumbi no carro de bombeiros. O cortejo foi acompanhado por um milhão de pessoas nas ruas de São Paulo, além de ser transmitido em rede nacional. Senna entrava para história como um dos maiores ídolos do esporte brasileiro.

Continua depois da publicidade

Números e títulos de Ayrton Senna na Fórmula 1

  • Tricampeão: 1988; 1990; 1991.
  • Vitórias: 41
  • Pódios: 80
  • Pole positions: 65
  • Voltas mais rápidas: 19
  • Corridas disputadas: 161

30 anos da morte de Ayrton Senna: como era o mundo e o Brasil em 1994

Veja 7 personalidades que morreram no mesmo ano de Ayrton Senna

Leia também:

ChatGPT coloca Ayrton Senna como melhor da Fórmula 1 e Galvão Bueno reage

Veja o que Ayrton Senna achava de Michael Schumacher

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro