Um dos momentos mais esperados da novela Renascer, o casamento de Maria Santa e José Inocêncio, também é uma forma de valorização da moda regional. Isso porque quem fez o vestido de noiva de Santinha é uma costureira e rendeira baiana, Maria do Carmo Amorim de 77 anos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Segundo informações divulgadas pela reportagem do portal g1, o vestido foi desenhado pela baiana e confeccionado por rendeiras da Associação dos Artesãos de Saubara, cidade do Litoral da Bahia. O tecido utilizado foi a renda de bilro, tradicional nas regiões Norte, Nordeste e Sul, inclusive em Santa Catarina.

Veja fotos do vestido de noiva de Santinha no remake de Renascer

Continua depois da publicidade

Em quanto tempo foi feito o vestido de noiva de Santinha?

O convite para a confecção da peça para o remake de Renascer foi em julho de 2023, cerca de cinco meses antes da cena ir ao ar. Porém, a o vestido foi feito de julho a setembro, ou seja, em apenas três meses o vestido de noiva de Maria Santa em Renascer foi feito.

De acordo com Maria do Carmo, ela recebeu uma ligação da TV Globo sobre a necessidade do figurino e o questionamento para a viabilidade da confeção. Após o contato inicial, o vestido começou a ser produzido seguindo as medidas da atriz Duda Santos, enviadas pela emissora. “Santinha” não experimentou o vestido, mas as cenas revelam que o caimento ficou do jeito que as artesãs baianas esperavam.

O que é a renda de bilro?

A renda de bilro é um dos tecidos mais tradicionais do artesanato brasileiro. Toalhas de mesa, roupas, lenços, toalhas e diversos artigos de decoração são feitos com a renda que foi trazida por imigrantes de Portugal ao Brasil. Como os colonizadores chegavam pelas cidades do Litoral, a renda ficou bastante conhecida nas cidades que são litorâneas.

Continua depois da publicidade

Bilro é o nome do instrumento utilizado para tecer a renda. Ele é feito por uma pequena haste com uma ponta redonda e a outra ponta com um pedaço de linha, geralmente branca e feita de algodão. Ao manusearem o bilro, as rendeiras vão tecendo a renda, já que utilizam alfinetes em um papelão para delimitar o padrão que o bilro irá percorrer.

As rendas então são feitas em cima de uma almofada. As rendeiras colocam o molde de papelão a ser seguido em cima da almofada. Aí então que os alfinetes são pregados no molde para servirem como pontos de marcação e guia para as linhas.

O motivo da renda ser tão tradicional e rara é que os moldes da renda são passados de geração em geração. E um novo molde só surge quando uma rendeira empresta o molde, cede um deles ou consegue trocar algum molde com uma rendeira de outra região.

Continua depois da publicidade

Compare a cena do casamento nas duas versões de Renascer

O remake de Renascer recriou a cena do casamento de Maria Santa e José Inocêncio de forma bem semelhante às imagens que foram exibidas em 1993. O casamento também tem como local o quintal da casa de Jacutinga, onde Santinha foi deixada pela família, e a lua de mel também é feita aos pés do Jequitibá Rei.

Para ver a comparação das cenas do casamento de Santa e José Inocêncio em Renascer confira a reportagem completa que mostra ambas as cenas.

Leia também

Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original

Veja Santinha abandonada na casa de Jacutinga e compare com versão original de Renascer

Veja como o cacau conseguiu “renascer” após vassoura-de-bruxa, praga que devastou plantação brasileira

Continua depois da publicidade