Uma das figuras do catolicismo mais conhecidas dentro e fora da igreja, tendo sido beatificado há séculos atrás, o Santo Expedito move muitos devotos pelo mundo. Existem, inclusive, milhares de igrejas dedicadas a ele. Mesmo assim, sua existência tem sido colocada em dúvida por historiadores e por parte da liturgia católica. Mas afinal, por que isso vem acontecendo?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

E quem é, de fato, o Santo Expedito e quais as razões para ele ser tão importante? Para responder essas e outras perguntas, trouxemos toda a sua história nesse texto. Prossiga a leitura.

Saiba mais sobre a história do Santo Expedito

Continua depois da publicidade

Conheça detalhes da história de Santo Expedito

De acordo com o site da Arquidiocese de São Paulo, Expedito era um homem que vivia uma vida devassa  até ser tocado pela Graça de Deus. De acordo com as escrituras, ele viu uma luz e acabou iniciando sua conversão e mudança de vida. Mas nesse período, o espírito do mal veio em forma de corvo e começou a falar “amanhã, amanhã, amanhã” tentando fazer com que Expedito adiasse sua conversão.

Mesmo assim, o agora santo pisoteou o corvo e falou “hoje!”, certificando o fim das protelações, e fez sua passagem para o catolicismo.

Por isso que Expedito é considerado o Santo das causas imediatas e de coisas que não podem ser adiadas, sendo invocado principalmente em negócios. Expedito, contudo, se tornou mártir em 303 da Era Comum, quando foi decapitado sob mando do imperador Diocleciano de Roma. Posteriormente foi beatificado na Armênia no Século II, sendo que seu dia é o 19 de abril.

Continua depois da publicidade

O Santo Expedito realmente existiu?

Apesar de toda a história marcante, existe uma certa dúvida sobre a existência do Santo Expedito. O grande início dessa questão começou após a figura de Santo Expedito não aparecer na edição mais recente da Martirologia Romana. De acordo com o pesquisador Thiago Maerki da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em entrevista para a BBC, não se sabe muito da vida do Santo.

Ele cita ainda que toda a história dele é muito controversa. Além disso, o pesquisador e professor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, no Ceará, José Luís Lira, aponta para a BBC que este soldado romano foi de um período de mártires onde a Igreja Católica não tinha muito controle das beatificações.

Mas, mesmo com tudo isso, a crença no Santo Expedito ainda é válida, aceita e incentivada pela Igreja. Tanto que os santinhos dele – as folhinhas com as imagens de Santos distribuídas nas paróquias – são alguns dos mais populares no Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Quem é o padre de SC que pode ser santo