Um delegado de 59 anos foi morto a tiros ao reagir a uma tentativa de assalto enquanto caminhava ao lado da esposa na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. Mauro Guimarães trabalhava no Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e tinha mais de três décadas de carreira. Segundo amigos, o profissional estava prestes a se aposentar. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O crime ocorreu na manhã de sábado (21), quando Mauro e a companheira, que também é policial, foram abordados por um homem em uma motocicleta. Ao anunciar o roubo, porém, se iniciou uma troca de tiros, onde o delegado acabou atingido. Mauro foi encaminhado ao Hospital das Clínicas, também em São Paulo, mas não sobreviveu.

Conforme informações do g1, o delegado já tinha exercido cargos de comando na Polícia Civil em delegacias seccionais no interior do estado, como Sorocaba, em 2021. Na ocasião, ele chegou a assumir o comando de 18 cidades da região.

Durante a profissão, Mauro também esteve à frente de delegacias da Região Metropolitana, como Osasco e Carapicuíba. Atualmente, atuava no Deic, Departamento de Investigações da Capital, e pretendia se aposentar em breve.

Continua depois da publicidade

Na família de Mauro há, ainda, outros delegados, como o irmão Maurício Guimarães, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). O pai, Acrisio Soares, também chegou a assumir o Deic nos anos 1980.

O delegado era casado com a policial civil Ana Paula, que presenciou o assassinato do marido enquanto caminhavam por um bairro nobre de São Paulo. Um dos criminosos também foi baleado e preso, mas o estado de saúde dele não foi divulgado. Já o segundo homem que participou do crime segue foragido.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) lamentou a morte do delegado e disse prestar solidariedade à família e amigos da vítima.

Leia também

Pescador encontra crânio humano trazido pelo mar em praia de SC

Mistério cerca assassinato a tiros de cantora no Ceará; veja quem era