Foi identificado o adolescente de 17 anos assassinado após sair da escola com amigos na noite desta terça-feira (7), em Florianópolis. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SED), a vítima era um estudante do 3º ano do Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação (IEE). O suspeito pelo crime foi preso em flagrante, de acordo com a Polícia Civil.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Em nota, a SED informou que toda a comunidade escolar está abalada com a tragédia. Por conta disso, a unidade fará um acolhimento para dar apoio aos alunos. (confira a nota completa abaixo)

Gaeco fará pente-fino em contratos de empresa de Florianópolis com prefeituras

Nas redes sociais, colegas de turma também prestaram homenagem ao jovem. A turma de formandos do IEE escreveu: “Nosso querido carioca, suas risadas e piadas ainda estarão presentes em cada um, com seu companheirismo e inteligência sempre edificou nossa turma, nunca deixou de ser unido a quem gostava, ensinou para nós uma forma mais leve de viver e ser luz por simplesmente ser você mesmo, você mudou nossas vidas e não imagina o tanto”.

Continua depois da publicidade

Já o grêmio estudantil publicou: “É quase inevitável não estabelecer uma amizade entre nosso colegas de sala, ainda mais com aqueles que fazem nosso dia se tornar cada vez melhor, seja com um sorriso, uma piada ou a preocupação em saber se estamos bem. A escola da vida não nos prepara para perder alguém”.

Entenda o caso

O caso ocorreu por volta das 19h25, no Largo da Alfândega. De acordo com a Polícia Civil, o adolescente saiu do colégio com os amigos e permaneceu brincando com eles no Centro da cidade, quando houve uma discussão com o suspeito, que seria uma pessoa em situação de rua.

Depois da briga, os amigos da vítima deixaram o local. Neste momento, segundo a investigação, o jovem teria reencontrado o suspeito e ocorreu uma nova discussão. Durante a confusão, o homem esfaqueou o estudante no peito.

A vítima recebeu atendimento e foi encaminhada ao hospital. No entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade.

Continua depois da publicidade

O delegado Ênio Mattos, da Delegacia de Homicídios, afirmou que um inquérito foi aberto para apurar o caso. Após o crime, o autor foi identificado e preso em flagrante com a arma usada para dar os golpes. Ele foi encaminhado à Central de Plantão Policial.

Ainda segundo o delegado, o suspeito é natural de Joinville, mas estava em situação de rua na capital catarinense. As investigações sobre o caso continuam.

O suspeito passou por audiência de custódia na tarde desta quarta-feira (8), quando o flagrante foi homologado e convertido em prisão preventiva. O acusado aguardará preso o trâmite da ação, e os autos foram encaminhados ao Ministério Público.

A defensora pública Fernanda Mambrini, que atua na defesa do suspeito disse que deve entrar com pedido de habeas corpus, para tentar reverter a prisão preventiva decretada. Ela também defende que as circunstâncias em que o fato ocorreu não correspondem ao que vem sendo divulgado, o que pretende ver comprovado em juízo.

Confira a nota da SED

“NOTA DE PESAR

A direção, os professores, os alunos, os funcionários e toda a comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação lamentam profundamente a perda do estudante, aluno do 3º ano do Ensino Médio, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Como comunidade escolar, estamos profundamente abalados com essa tragédia. Na tarde desta quarta-feira, dia 08/11/2023, as aulas estão mantidas. A escola fará um acolhimento para apoio aos alunos.

Expressamos as nossas condolências e pêsames à família, aos amigos e aos colegas do estudante nesse momento tão difícil.

Coordenadoria do IEE

Leia também

EXCLUSIVO: Mãe denuncia tortura da filha adolescente em SC por meio do aplicativo Discord

Professor é preso por usar perfis falsos para pedir fotos e vídeos íntimos de adolescentes em SC