A mulher que foi encontrada morta dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (12) em Jaraguá do Sul foi identificada como Áurea Schölemberg, de 43 anos. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é de que ela tenha sido estrangulada até a morte pelo marido, que fugiu após o crime. 

Continua depois da publicidade

> ​​​​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

​Áurea era agente comunitária de saúde municipal e teve a identidade confirmada pelo Sindicato dos servidores públicos municipais de Jaraguá do Sul e região (Sinsep). Na publicação, a entidade manifestou “profunda tristeza” pelo ocorrido e definiu a situação como “uma tragédia irreparável”. 

“Em pleno Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, e ao celebrarmos os 16 anos da Lei Maria da Penha, instrumento de luta por uma vida livre de violência, esse fato deixa todos consternados e indignados. Exigimos das autoridades a imediata apuração do crime e a prisão do responsável”, manifestou-se o sindicato pela página oficial no Facebook. 

Áurea foi encontrada já sem sinais vitais dentro de casa pela filha adolescente do casal, no bairro Amizade. A jovem, de 15 anos, contou à polícia que, minutos antes de encontrar a mãe caída no chão, ouviu ela pedindo socorro e, em seguida, viu o pai saindo do quarto onde discutiam, que estava com a porta trancada. 

Continua depois da publicidade

A garota ainda disse ter visto o pai fugindo do local de carro em alta velocidade. 

Ela chegou a acionar os bombeiros que, com auxílio de uma equipe do Samu, fizeram tentativas de reanimação na vítima, que não resistiu aos ferimentos e teve a morte confirmada por volta das 6h50min – cerca de uma hora após o caso ter sido registrado pela Polícia Militar. 

De acordo com a PM, vizinhos do casal confirmaram que o esposo da mulher foi visto fungindo do local e o indicaram como possível autor do crime. Até o fechamento desta reportagem, o suspeito ainda não havia sido localizado. 

A ocorrência foi registrada, inicialmente, como feminicídio.

Leia também

Deslizamento bloqueia totalmente a SC-108 em Guaramirim

Chuva causa deslizamentos, interdição e cancelamento de aulas no Norte de SC; veja imagens

Buraco se abre em parte do teto do Samu por causa da chuva em Joinville; veja vídeo