Em tempos de falta de água, 37 famílias de Florianópolis mostraram que com atitudes simples é possível poupar e economizar na hora da conta. Na ação chamada de Disputa de Casas, as famílias receberam uma lava louças e cartilhas explicativas, e durante dois meses tiveram que mudar seus hábitos. Nada de banho demorado ou lavar o jardim.
Continua depois da publicidade
Leia também:
>> Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
>> Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook
Continua depois da publicidade
No total, 90% conseguiram reduzir o consumo, e economizaram 414 mil litros, equivalente a 42 caminhões-pipa de 10 mil litros. Como presente, puderam ficar com as máquinas e vão ganhar detergente por um ano.
Ontem foi dia de premiar e conhecer os dez primeiros colocados. Todos eles puderam conversar e trocar experiências sobre a disputa do bem, e um ponto em comum mencionado por todos foi a mudança de hábito. A segunda colocada, Melissa Ribeiro Santoro e sua família economizou 65% no período:
– A lava louça representou uma grande economia, e também colocamos uma cisterna para captar água da chuva para molhar o jardim, lavar calçadas. Outra coisa importante foi colocar um aparelho para tirar o ar da rede de entrada da Casan. A disputa terminou ano passado, mas mantivemos os hábitos – contou.
Continua depois da publicidade
Disputa de Casas
:: A ação promovida pela Brastemp e Finish está em sua segunda edição.
:: Juntas, as famílias participantes economizaram água suficiente para suprir o consumo de todos os participantes por dois anos e meio e reduziram em 28% a conta de água em comparação a 2013.
:: Em 2013, a competição foi realizada em São Roque, no interior de São Paulo, e após um ano participantes ainda mantêm o consumo 20% abaixo do padrão.