O Uruguai elegeu o esquerdista Yamandú Orsi, da Frente Ampla, como próximo presidente. Ele recebeu 49,3% dos votos no segundo turno das eleições, ocorrido no domingo (24). Seu adversário, o conservador Álvaro Delgado, foi derrotado com 46,4% dos votos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Aos 57 anos, Orsi foi dono de mercearia e professor de História antes de virar político. Em 2005 foi secretário-geral da prefeitura de Canelones, o segundo departamento mais populoso do país, e em 2015 tornou-se intendente, governando por dois mandatos consecutivos.
Em suas promessas políticas durante a campanha eleitoral, Orsi tocou em temas como causa ambiental, apoio aos pequenos produtores e inclusão social. Em mais de um momento, ele também falou em fazer uma política baseada no diálogo e prometeu, caso eleito, não fazer mudanças radicais no país.
Com sua vitória, a esquerda volta à presidência, que esteve à frente do governo entre 2004 e 2019, quando Lacalle Pou venceu as eleições para a direita. A posse de Orsi é prevista para março de 2025.
Continua depois da publicidade
Herdeiro político de Mujica
Oposição ao governo atual, presidido por Luis Lacalle Pou, o próximo presidente uruguaio é considerado herdeiro político de Mujica, que liderou o Uruguai entre 2010 e 2015.
Aos 89 anos, o ex-presidente participou ativamente da campanha até junho, e classificou Orsi como um “novo líder capaz de encontrar equilíbrio entre as complexas dinâmicas sociais, políticas e econômicas do país”.
Vida no campo
Orsi compartilha semelhanças com Mujica, como o gosto pela vida no campo e um estilo de vida mais simples. Ao longo da campanha, foi frequentemente fotografado tomando mate, passeando com o cachorro e usando trajes informais.
Assim como Mujica, Orsi diz que não irá morar na Palácio Estévez, a casa tradicional dos chefes de Estado do país. Em entrevistas, o esquerdista expressou preferência pela vida no campo e um estilo de vida sem luxo.
Continua depois da publicidade
Orsi será o primeiro presidente do interior do país desde a redemocratização. O Uruguai tem sido governado exclusivamente por presidentes nascidos na capital, Montevidéu.
*Com informações do g1, da CNN e da BBC.
Leia também
Áudios mostram falas de militares que planejavam golpe após 2º turno das Eleições em 2022
Advogado de SC participa de missão de observação nas eleições presidenciais do Uruguai