O manifestante que se envolveu em uma confusão com o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o youtuber Wilker Leão. Morador do Distrito Federal, ele se apresenta nas redes como cabo do Exército, entusiasta do militarismo e advogado.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
Leão costuma ficar na saída do Palácio da Alvorada para abordar políticos e apoiadores de Bolsonaro. As interações são gravadas e publicadas no YouTube, Instagram e TikTok do influenciador. Em um dos vídeos, ele pergunta a um militante bolsonarista: “O que você acha daquele escândalo de corrupção na Codevasf?”.
Crítico do presidente, ele aguardava Bolsonaro no “cercadinho” do Planalto. Leão fazia provocações ao presidente enquanto gravava a si mesmo e a Bolsonaro. Em certo momento, o jovem chega a ser jogado no chão. Não fica claro, no entanto, se o autor da agressão é algum apoiador ou um agente da equipe da segurança presidencial, que tenta afastar o manifestante ao longo do episódio.
O youtuber passa então a xingar o presidente de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão”. Bolsonaro, que já estava de volta dentro do carro com o qual havia chegado ao local, deixa então o veículo e vai em direção ao jovem. Neste momento, o mandatário da República puxa o manifestante pela gola da camisa e depois pelo braço, ao tentar tomar o celular com o qual o jovem gravava toda a cena.
Continua depois da publicidade
O jovem resiste à tentativa do presidente e passa então a ser acuado por membros da equipe de apoio de Bolsonaro. O mandatário da República segue então em contato com seus apoiadores, já com o youtuber afastado do local.
*Com informações de g1
Leia também
Bolsonaro avisou que não discursará no 7 de setembro para evitar atrito com TSE
Secretária de Saúde é afastada por furar fila de exames para beneficiar parente do pai em SC