Vladimir Putin é um dos nomes mais comentados do momento desde que declarou guerra à Ucrânia, em fevereiro deste ano. O fato histórico gerou ainda mais curiosidade sobre quem é o político de 69 anos, sua trajetória até chegar à presidência da Rússia e sua vida pessoal.

Continua depois da publicidade

> Compartilhe essa notícia no WhatsApp

Quem é Vladimir Putin?

Vladimir Vladimirovitch Putin nasceu em 7 de outubro de 1952, em São Petersburgo, na Rússia. É um ex-oficial da KGB, agência de inteligência estrangeira e segurança doméstica da União Soviética, onde serviu por 15 anos. Foi presidente da Rússia de 1999 a 2008 e de 2012 até o presente. Ele também foi primeiro-ministro do país em 1999 e de 2008 a 2012.

Trajetória de Putin até chegar à presidência

Putin está em seu quarto mandato presidencial
Putin está em seu quarto mandato presidencial (Foto: Banco de imagens)

Putin estudou direito na Universidade Estadual de Leningrado, tendo Anatoly Sobchak como tutor, que se tornou um dos principais políticos reformistas do período da Perestroika.

Em 1990, aposentou-se do serviço ativo da KGB com o posto de tenente-coronel e retornou à Rússia para se tornar pró-reitor da Universidade Estadual de Leningrado, responsável pelas relações externas da instituição. Pouco depois, tornou-se conselheiro de Sobchak, o primeiro prefeito democraticamente eleito de São Petersburgo. Em 1994, ele ocupou o cargo de primeiro vice-prefeito.

Continua depois da publicidade

Em 1996, Putin se mudou para Moscou, onde se juntou à equipe presidencial como vice de Pavel Borodin, o administrador-chefe do Kremlin. Logo ele foi subindo em cargos administrativos. Em julho de 1998, Pr. Boris Yeltsin nomeou Putin como diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB) e, pouco depois, ele se tornou secretário do Conselho de Segurança.

Em agosto de 1999, Putin foi eleito primeiro-ministro. Logo em 2000, foi eleito presidente da Rússia e reeleito em 2004. Como as leis russas não permitiam um terceiro mandato consecutivo, Putin não pôde concorrer às eleições de 2008, mas foi eleito primeiro-ministro pelo presidente eleito, Dmitri Medvedev.

Em 2012, ele concorreu às eleições e novamente foi eleito no primeiro turno. Em 2018, ele foi eleito para seu quarto mandato, que durará até 2024.

> Quem é o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Putin permanecerá no poder até 2036

Em 2021, Putin sancionou um projeto de lei que possibilitou que ele permaneça no poder até 2036.

Continua depois da publicidade

O projeto de lei, que foi aprovado em abril de 2021 pelas câmaras baixa e alta do parlamento, alinhou as leis eleitorais com as mudanças constitucionais aprovadas pelos eleitores em 2020.

Uma das mudanças constitucionais redefiniu o limite de mandato de Putin para zero, permitindo que ele busque a reeleição quando seu mandato atual expirar, em 2024, e novamente em 2030, se desejar.

A Constituição da Rússia sempre proibiu o terceiro mandato consecutivo de seis anos. Putin está atualmente em seu segundo mandato consecutivo de seis anos.

Por que Putin atacou a Ucrânia?

A batalha contra a Ucrânia começou na manhã do dia 24 de fevereiro, quando o presidente russo, Vladimir Putin, fez um discurso e lançou o que chamou de “operação militar especial” no país, com ataques de várias frentes direcionados a várias cidades ucranianas.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, o presidente declarou que a Rússia não pode se sentir “segura, desenvolver e existir” por causa “de uma ameaça constante que emana do território da Ucrânia moderna”.

Ele afirmou que seu objetivo era proteger as pessoas submetidas a bullying e genocídio e visar a “desmilitarização e desnazificação” da Ucrânia.

> Quantas guerras a Rússia já participou? Veja conflitos

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

Vladimir Putin é casado? Tem filhos?

Vladimir Putin evita expor sua vida pessoal. Ele foi casado com Lyudmila Aleksandrovna Ocheretnaya de 1983 a 2014. Lyudmila era comissária de bordo e conheceu Putin em Leningrado e se casaram em julho de 1983.

O casal tornou o divórcio público na televisão estatal russa. Na ocasião, Putin afirmou que foi uma decisão conjunta, porque eles mal se viam e cada um tinha sua própria vida.

Continua depois da publicidade

Filhas de Putin

Putin tem duas filhas com Lyudmila, mas ele nunca as reconheceu publicamente. Há também relatos não confirmados de que ele pode ter tido outra filha com a ex-ginasta rítmica russa Alina Kabaeva, em 2015. A criança e o relacionamento com Kabaeva nunca foram confirmados.

As filhas de Putin, Maria, 36 anos (nascida em 1985), e Katerina, 35 anos (nascida em 1986) frequentaram a universidade usando nomes falsos.

Maria estudou biologia na Universidade Estatal de São Petersburgo e, em 2011, licenciou-se em Medicina pela Universidade Estatal de Moscou. Ela trabalha como investigadora e endocrinologista. É casada com o empresário holandês Jorrit Faasen, com quem tem um filho. Em certa ocasião, Putin revelou que tem dois netos. Não se sabe se ambos são filhos de Maria ou se o outro é de sua outra filha.

Já Katerina se formou em Estudos Asiáticos e tentou seguir a carreira de bailarina. É líder de uma iniciativa de inteligência artificial russa, a Innopraktika, projeto que tem o objetivo de criar um centro de ciência na Universidade Estatal de Moscou. Ela foi casada por cinco anos (2013 a 2018) com Kirill Shamalov, considerado o bilionário mais jovem da Rússia.

Continua depois da publicidade

Mesmo sendo praticamente desconhecido, os índices de aprovação pública de Putin dispararam quando ele lançou uma operação militar bem organizada contra rebeldes secessionistas na Chechênia. O apoio de Putin a um novo bloco eleitoral, a Unidade, garantiu seu sucesso nas eleições parlamentares de dezembro.

> Entenda os motivos da guerra entre Rússia e Ucrânia

Quem é a suposta namorada de Vladimir Putin

Alina Kabaeva condecorada, em 2005, com a Ordem de Mérito da Pátria pelo Presidente Vladimir Putin.
Alina Kabaeva condecorada, em 2005, com a Ordem de Mérito da Pátria pelo Presidente Vladimir Putin. (Foto: Kremlin.ru)

Há rumores de que Putin tenha um relacionamento com Alina Kabaeva. Ele negou ter um caso com a ex-ginasta desde que seu suposto relacionamento foi relatado pela primeira vez pelo Moskovsky Korrespondent, em 2008. Depois das publicações, o jornal foi forçado a fechar.

Em setembro de 2013, Alexei Navalny, rival político de Putin, afirmou que Putin e Kabaeva haviam se casado, mas o porta-voz de Putin desmentiu as alegações.

Segundo a BBC, tanto Putin quanto Kabaeva foram vistos usando alianças de casamento nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014 e Kabaeva foi escolhida como portadora da tocha na cerimônia de abertura, reacendendo especulações de que ela era a favorita do líder russo.

Continua depois da publicidade

Kabaeva é considerada a mãe de mais alguns filhos de Putin, no entanto nenhuma criança foi confirmada publicamente.

Em 2020, a imprensa internacional noticiou que ela não era vista desde 2018, quando afirmou estar grávida de dois meses do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Os gêmeos teriam nascido em abril de 2019 em uma clínica de Moscou.

Em agosto de 2021, Kabaeva fez sua primeira aparição pública em mais de dois anos e meio, aparecendo no talk-show político 60 Minutes para discutir as Olimpíadas de Tóquio de 2020. Na ocasião, ela usava o que aparentava ser uma aliança de casamento na mão direita.

> Jogador de futebol de SC que mora na Ucrânia relata medo e aflição após ataque da Rússia

6 curiosidades sobre Vladimir Putin

1. Religião

Putin nasceu em uma época em que era proibido seguir qualquer religião na antiga União Soviética. Por isso, ele foi batizado em segredo em uma Igreja Ortodoxa Cristã de São Petersburgo. 

Continua depois da publicidade

2. Lutador de judô

Putin conquistou a faixa preta em judô em 1974 durante um campeonato na Saint Petersburg State University, onde se formou em direito. Ele é, inclusive, co-autor do livro “Judô: História, Teoria, Prática”, lançado em 2004.

Ele e o empresário russo Arkady Rotenberg foram removidos de todas as posições que ocupavam na Federação Internacional de Judô (IJF) na mais recente repreensão esportiva após a invasão da Ucrânia pela Rússia. 

A decisão, anunciada em um comunicado, ocorreu depois que Putin foi suspenso como presidente honorário da FIJ no início de março.

Vladimir Putin no Kodokan Martial Arts Palace em Tóquio, em 2000
Vladimir Putin no Kodokan Martial Arts Palace em Tóquio, em 2000 (Foto: Kremlin.ru)

3. Fã de séries

O político é fã de séries russas sobre espiões, sendo “Seventeen Moments of Spring” (1973) a sua favorita.

Continua depois da publicidade

4. Palácio de Putin

A casa de Putin recebeu o apelido de Palácio de Putin. Localizado na costa do Mar Negro em Krasnodar Krai, na Rússia, o complexo contém uma casa principal (com uma área de cerca de 18.000m²), um arboreto, uma estufa, um heliponto, um palácio de gelo, uma igreja, um anfiteatro, uma casa de hóspedes, um posto de combustível, uma ponte de 80 metros e um túnel especial dentro da montanha, com sala de degustação.

5. Indicações ao Prêmio Nobel da Paz

Ele foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz. 

Putin convenceu Bashar al-Assad a entregar as armas da Síria pacificamente em oposição à outra opção de intervenção agressiva. Especula-se que isso aconteceu provavelmente por causa de sua amizade com o presidente da Síria, porém, ainda assim foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2014.

Ele também foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2021. A indicação não veio do Kremlin, mas teria sido apresentada pelo escritor russo e figura pública Sergey Komkov.

Continua depois da publicidade

6. Ele cresceu na pobreza

Os pais de Putin se casaram aos 17 anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, seu pai foi ferido e acabou incapacitado por uma granada e, durante o Cerco a Leningrado, sua mãe ficou presa e quase morreu de fome. Ele perdeu dois irmãos: Albert, que morreu na infância, e Viktor, que morreu de difteria durante o Cerco a Leningrado.

Após a guerra, o pai de Putin começou a trabalhar em uma fábrica e sua mãe varreu ruas e lavou tubos de ensaio. A família morava em um apartamento comunitário com várias outras famílias. 

Leia também

Para isolar Rússia, EUA estuda comprar petróleo da Venezuela

Ucraniano que morou em SC tenta ser dispensado da guerra para voltar ao Brasil

Ucrânia rejeitou corredores humanitários até Rússia, e terceira reunião termina sem avanços

Netflix e TikTok suspendem serviços na Rússia em meio à guerra com a Ucrânia