A jornalista Vera Regina Magalhães dos Santos é apresentadora do Roda Viva, programa conhecido por trazer personalidades notórias, da TV Cultura, comentarista de política na rádio CBN e no jornal O Globo. 

Continua depois da publicidade

Na noite de terca-feira (13), o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) partiu para cima da jornalista com agressões verbais nos bastidores de um debate com os candidatos ao governo de São Paulo.

Vera Magalhães já havia sido ofendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o debate entre candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022. O ataque gerou repúdio, além de manifestações a favor da jornalista nas redes sociais.

Receba notícias do DC via Telegram

Vera havia questionado o candidato Ciro Gomes (PDT) sobre baixos índices de vacinação no país influenciados por informações falsas sobre os imunizantes, que ela lembrou serem propagadas inclusive pelo presidente. A jornalista escolheu o presidente Bolsonaro para comentar a resposta do pedetista.

Continua depois da publicidade

– Vera, não poderia esperar outra coisa de você. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido em um debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro. Não pedi a tua opinião – disse Bolsonaro durante o debate, ao comentar a pergunta feita pela jornalista ao candidato do PDT.

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

A jornalista é natural de São Paulo e nasceu no dia 14 de outubro de 1972. Se formou em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Vera, ainda na década de 90, passou por vários veículos como a Veja, a Folha de S.Paulo e a rádio Jovem Pan.

A atitude de Bolsonaro gerou reação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji):

“Essa atitude reitera uma prática machista e misógina adotada por ele e que vem sendo monitorada pela Abraji em levantamento com recorte de gênero. A Abraji se solidariza com a jornalista e exige que o presidente respeite as profissionais que trabalham na imprensa.”

Continua depois da publicidade

Redução no preço do gás de cozinha deve ter pouco impacto para o consumidor de SC

A própria jornalista ofendida na ocasião também se manifestou sobre a atitude de Bolsonaro, em entrevista à TV Cultura ao final do debate.

— Foi uma resposta lamentável e absurda. Minha pergunta era sobre vacina, ele não falou nada sobre vacina, não respondeu. Não falou por que demorou a comprar as vacinas contra a Covid-19 nem por que propagou fake news e desinformação a respeito da eficácia e segurança das vacinas — disse Vera.

Leia mais

Manterrupting no JN: quantas vezes Bolsonaro, Ciro e Lula interromperam Renata

Suíte de Axl Rose do Guns N’Roses em Florianópolis tem itens excêntricos; confira a lista

SC confirma 55 novos casos de varíola dos macacos em uma semana

Hospital Universitário em SC vive crise com apenas um pediatra trabalhando