O jornalista esportivo americano Stephen A Smith está de olho em uma possível candidatura ao cargo de presidente dos Estados Unidos em 2028. Uma pesquisa de intenção de voto nas eleições primárias do Partido Democrata colocou Smith com 2% dos votos numa eventual corrida pela nomeação. Mas, quem é Stephen A. Smith?
Continua depois da publicidade
Nascido em Nova Iorque em 1967, Smith foi um jogador de basquete no ensino médio e durante a universidade, quando se aposentou devido a uma lesão no joelho. Sua carreira como jornalista iniciou em 1995 no Philadelphia Inquirer, como setorista do Philadelphia 76ers, time de basquete da cidade.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Por que o “tarifaço” de Trump ainda não chegou no Brasil
Ele foi o primeiro jornalista a noticiar a aposentadoria de Allen Iverson, ícone dos 76ers, e a adivinhar o destino de LeBron James, na janela de transferências de 2012. Smith trabalhou nas rádios esportivas da ESPN e da Fox Sports nos Estados Unidos, assim como no portal de notícias espn.com.
Continua depois da publicidade
Após 17 anos em diversos jornais e rádios dos Estados Unidos, Stephen A Smith chegou ao cargo pelo qual é mais conhecido: comentarista no programa televisivo First Take, da ESPN americana. Lá, ficou famoso por opiniões polêmicas sobre assuntos envolvendo o mundo dos esportes. Smith ocupa a bancada do programa há 13 anos e, em 2024, iniciou um contrato com salário de 20 milhões de dólares por ano.
Vida política
Não é de hoje o interesse por política do apresentador. Em 2007, Smith foi rebaixado no jornal que trabalhava por expressas opiniões políticas na coluna de esportes que escrevia. Após a segunda vitória de Donald Trump nas eleições americanas, Stephen A Smith declarou que consideraria uma candidatura pelo Partido Democrata caso tivesse chances reais de vencer a eleição.
— O Partido Democrata está muito patético após essa eleição. Eu talvez considere uma candidatura. Posso mudar minha opinião um dia — afirmou o apresentador em uma edição recente de seu podcast The Stephen A. Smith Show. Após essa declaração, Smith foi convidado a aparecer em um dos programas com maior audiência da TV aberta dos Estados Unidos.
— Eu acho que no estado que o Partido Democrata está, alguém como eu poderia vencer a nomeação — opinou o jornalista em entrevista ao programa Hannity, na quarta-feira (5). Smith também diminuiu as expectativas e disse não ter um interesse concreto na presidência pois uma possível candidatura interferiria com seu estilo de vida atual.
Continua depois da publicidade
Apenas um dia depois (6), Stephen A Smith voltou a falar em uma possível candidatura, desta vez ao jornal britânico Daily Mail. Ele explicou que, independente de realmente se candidatar, está seguro que venceria políticos como a ex-vice presidente Kamala Harris e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, em uma eventual disputa pela nomeação do Partido Democrata em 2028.
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Posicionamentos contra Donald Trump
Nas últimas semanas, Stephen A Smith voltou a ser um assunto quente na internet após declarações contra Donald Trump e algumas de suas decisões nestas primeiras semanas do seu segundo mandato.
A proibição de mulheres trans em esportes femininos e a atribuição de problemas a “DEI”, sigla que significa Diversidade, Equidade e Inclusão, que é o nome dado a políticas públicas e privadas que incentivam esses valores, foram alguns dos pontos criticados pelo apresentador no seu podcast.
— Eu irei lutar pela comunidade LGBTQ+ qualquer dia da semana, tanto quanto eu luto pela comunidade negra e pela comunidade heterossexual. Eu não ligo. Quando o assunto são direitos civis, o que é certo, é certo — declarou Smith sobre a proibição de mulheres trans em esportes femininos instituída por Trump nesta quarta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Donald Trump não está elegível para presidência em 2028, devido à proibição de uma pessoa servir mais de dois mandatos neste cargo instituída pela 22ª emenda da constituição dos Estados Unidos. Não há nenhum candidato confirmado as eleições primárias do Partido Democrata até o momento, o que é normal no processo político do país.
Leia também:
Neymar rebate Jorge Jesus depois de estreia no Santos
*Arthur Westphalen é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro