Rishi Sunak foi anunciado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta segunda-feira (24). O novo premiê tem 42 anos, é filho de imigrantes de origem indiana e é casado com uma bilionária. O casal tem dois filhos. Ele também já foi ministro das Finanças durante o mandato de Boris Johnson. A escolha do novo líder é consequência da renúncia de Liz Truss na última quinta-feira (20). As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Sunak se candidatou ao cargo de líder do Partido Conservador e primeiro-ministro em julho deste ano, mas perdeu a disputa para Truss na etapa final, quando todos os 170 mil membros do partido puderam votar.
A relação de Rishi Sunak com Boris Johnson
Em julho, o atual premiê se demitiu do cargo de ministro das Finanças durante o mandato de Boris Johnson. Sunak era um dos principais membros do governo, e a sua saída acabou desencadeando uma rebelião que acabou derrubando o ex-primeiro-ministro Boris Johnson.
Durante a pandemia do Covid-19, Sunak fez programas de auxílio para a população e para empresas.
Continua depois da publicidade
— o público espera, com razão, que o governo seja conduzido de forma adequada, competente e séria. Acredito que vale a pena lutar por esses padrões, e é por isso que estou me demitindo — disse na época.
Essa ação provocou descontentamento em alguns membros do partido, que viram a atitude como uma traição. Johnson estava enfrentando uma série de polêmicas, uma delas relacionada ao período de lockdown em Londres. O ex-primeiro-ministro foi acusado de fazer festas e acabou gerou desconfiança do parlamento.
Na época, Sunak também foi multado por ter violado as regras de lockdown ao participar de uma festa de aniversário de Johnson em 2020.
Leia também
Reino Unido busca mais negócios com SC em TI e economia “verde”
Brasileiro pinta Rainha Elizabeth II com pixels de ouro e é premiado em Londres