Regina Lemos mora num dos endereços mais icônicos e tradicionais de Copacabana, no Rio de Janeiro. Foi lá que ela diz ter ficado presa nos últimos 10 anos. Ela acusa o ex-motorista, José Marcos Chaves Ribeiro, de mantê-la no apartamento e impedir que ela tivesse contato com outras pessoas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A milionária ganhou destaque pela presença em festas de luxo e atuação como empresária e produtora cultural. Ela esteve envolvida com a elite carioca desde seu nascimento. De família influente, ela também foi casada com o fazendeiro e empresário Nestor Gonçalves, segundo informações do g1.
Gonçalves já foi dono do parque gráfico que produzia os baralhos Copag, muito populares no Brasil. Ele morreu há 30 anos e deixou toda a fortuna para Regina. Eles não tiveram filhos. Entre os bens deixados por ele estão o apartamento onde ela morava com o ex-motorista, e outro imóvel de luxo em Copacabana.
Não se sabe exatamente o valor do patrimônio dela atualmente. Na época que morreu, Nestor tinha uma fortuna avaliada em 500 milhões de dólares — cerca de R$ 2,5 bilhões na cotação atual. Além de Copacabana, há imóveis em São Conrado, inclusive uma mansão de quatro andares. Há ainda joias, obras de arte, tapeçarias e outros itens luxuosos no montante.
Continua depois da publicidade
O sumiço de Regina das festas cariocas preocupou vizinhos. Em 2022, eles fizeram uma denúncia ao Ministério Público do Rio. Os moradores afirmaram que os telefones dela eram usados e sempre atendidos pelo ex-motorista de Regina.
Relacionamento amoroso
Segundo José Marcos, os dois viveram um relacionamento amoroso e registraram uma união estável em 2021, quando ele estava com 50 anos e ela, 85. Regina, entretanto, nega que os dois viveram juntos.
— Ele era apenas um chofer e um chofer sem condições — conta ela.
Os advogados de Regina dizem que vão contestar a escritura de união estável entre os dois. A notícia de um suposto romance entre os dois chocou a família e amigos próximos. Carlos Queiroz, sobrinho de Regina, diz que desconfiou.
— Por causa da idade dela. Ela tinha feito um pacto. Depois que meu tio morreu, o marido dela, ela nunca mais iria casar. Era apaixonada por ele. Era tudo para ela, né? Achei estranho — disse o sobrinho.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Fuga
Regina ficou com José Marcos no apartamento por 14 anos. Em janeiro deste ano ela conseguiu sair sozinha e foi para casa do único irmão vivo que também mora em Copacabana. Segundo a socialite, foi uma fuga.
— Eu resolvi fugir. Resolvi pôr um final nisso. O dia que eu fui procurar a casa do meu irmão, eles se assustaram. Eu havia emagrecido mais de 30 quilos. Tava osso puro — fala.
A família diz que ficou horrorizada com o estado de saúde dela e entrou com um pedido de proteção para a socialite. A Justiça concedeu a medida protetiva no dia seguinte e José Marcos tem que ficar no mínimo 250 metros longe dela.
Continua depois da publicidade
— Quantas mulheres com a idade dela passam por situações parecidas? Então significa que ela é duplamente vítima. Ela é vítima por ser mulher e vítima por ser idosa. É muito difícil a palavra da vítima nessa idade ser realmente reconhecida. E ela fala com toda grandeza o que ela passou — diz a advogada de Regina.
No dia 6 de janeiro, policiais foram até o apartamento. Mas, pelos relatos dos agentes, os porteiros disseram que José Marcos saiu na hora em que viu a viatura chegando. Dias depois, José Marcos declarou à Justiça que Regina só saiu de casa porque teve um surto decorrente de seu estado frágil e de confusão mental.
Mesmo com a medida protetiva, ele conseguiu na Justiça o direito de ser o curador dela e ganhou poderes para administrar todo o patrimônio da socialite — assim como estava previsto na união estável.
O que diz a defesa de José Marcos
Além de procurar José Marcos, a reportagem também tentou falar com a defesa do ex-motorista sobre as acusações da família de Regina por telefone e por mensagens. Entretanto, o advogado afirmou que não daria entrevistas.
Continua depois da publicidade
Leia também
“Ficava em cativeiro”, diz socialite que acusa ex-motorista de mantê-la presa por 10 anos
Elon Musk ganha 14 bilhões de dólares em um dia e ultrapassa Jeff Bezos na lista de bilionários