Dando vida à áudios engraçados ou virais na internet, a ilustradora Rafaella Tuma viralizou nas redes sociais nas últimas semanas e conquistou os corações de 2 milhões de seguidores no Instagram e TikTok. Entre eles estão famosos como o apresentador Marcos Mion e o humorista Fábio Porchat.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Diário Catarinense no Telegram
Em entrevista ao g1, a artista falou sobre o processo de criação e intuito de compartilhar as produções nas plataformas digitais. Natural de Ribeirão Preto, interior paulista, Tuma aposta em desenhos minimalistas, cômicos e ritmados.
— Entrei com os dois pés no peito, fazendo um monte, me dedicando até para isso. Dá para ver uma progressãozinha nos vídeos em termo de design, porém eu não queria perder o estilo minimalista. Quanto mais eu consigo tirar do personagem melhor. Se não precisa mostrar o pezinho, não vou mostrar o pezinho, vou colocar só dois risquinhos para mostrar o corpo. Não precisa mostrar a roupinha, só mostrar que ali existe o corpo. Então, quanto mais eu consigo tirar, melhor — revelou ao g1.
Um dos vídeos populares é o de um menino que mistura a melodia de uma música religiosa com uma cantiga popular. Na ilustração a artista desenha a cena da criança cantando e Jesus ouvindo e, em seguida, a barata entrando em cena. O conjunto se tornou viral e reuniu mais de 2 milhões de curtidas nas plataformas.
Continua depois da publicidade
A artista que já trabalhava como ilustradora para grandes marcas em diferentes ramos do Brasil, começou a produzir conteúdo voltado para o entretenimento depois de perceber que essa era uma área que se identificava.
— Eu atirava para tudo quanto é lado, estava há muitos anos na internet, mas era um período que eu estava meio perdida em questão de conteúdo. Na hora que eu sentei, estudei, decidi, vi o que eu gostava, falei que era a fase da minha vida que eu ia trabalhar com entretenimento — lembra.
Um outro vídeo viral da artista foi a conversa entre três amigos que questionam a existência da palavra “sabido” e como ela pode ser usada corretamente em uma frase. O questionamento fez os internautas também indagarem sobre o uso da expressão.
Continua depois da publicidade
A primeira criação da artista, que revelou ter estudado a prática e o formato que combinassem com ela, foi a ilustração de uma conversa entre uma apresentadora e uma mulher que conheceu o namorado enquanto ele estava na prisão. O vídeo viralizou e dias depois a apresentadora seguiu a jovem nas redes sociais.
Se adaptando ao sucesso e começando a entender como funciona a produção de conteúdo para a internet, os próximos passos da artista, que já produziu um vídeo em conjunto com o humorista Thiago Ventura, serão decidir se vai dividir a atenção do trabalho na internet e em outros serviços que já fazia para clientes ou focar no trabalho para as plataformas.
Atualmente, Tuma está trabalhando com a equipe de assessoria do youtuber Felipe Neto e revelou que já está recebendo convites de artistas para produções de desenhos para clipes, no estilo minimalista que ela usa. As propostas estão em negociação.
Continua depois da publicidade
— Eu ainda estou entendendo como estou juntando as coisas. Em algum momento eu pensei em levar os dois, os trabalhos de ilustração. Demorei muitos anos na minha carreira para chegar aos clientes que cheguei, clientes grandes, para de repente abandonar tudo. Então, não queria fazer esse desapego. Ao mesmo tempo cresceu muito rápido [na internet], começaram a vir muitas propostas — disse.
Leia mais:
Catarinense de 23 anos lança trilogia “As Crônicas de Eredhen”
Artista joinvilense apresenta performance em seis cidades de SC
Ana Lavratti vence o Prêmio Catarinense de Literatura na categoria crônica