Quando se pensa em entrar em uma universidade, também se imagina a quantidade de pessoas que vão escolher o mesmo curso que você. No entanto, isso não foi o que aconteceu com o estudante João Francisco Rubbo Nobre, de 17 anos. Ao se inscrever para o vestibular unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Joinville, ele descobriu que era o único que registrou a Engenharia Ferroviária e Metroviária como primeira opção.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O setor envolve trabalhar com veículos como trens, locomotivas, vagões e metrôs. Morador de Valinhos, cidade de São Paulo com pouco mais de 130 mil habitantes, João Francisco vai prestar o vestibular nos dias 7 e 8 de dezembro, em Joinville.
O curso da UFSC que recebeu apenas três inscritos em Florianópolis mesmo com 49 vagas
Estudante escolheu curso da UFSC Joinville
Continua depois da publicidade
Durante a inscrição, ele optou pela “Ampla Concorrência” para disputar pelas 28 vagas oferecidas no curso. Mas, conforme mostra a lista de inscritos, a concorrência não será grande por enquanto.
— Eu fiquei surpreso quando descobri. Não imaginava que não teria nenhum inscrito para Engenharia Ferroviária e Metroviária. Eu escolhi o curso porque tenho interesse no transporte ferroviário — afirma o estudante.
No Brasil, outra opção para o curso, além da UFSC de Joinville, é a Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferece Bacharelado em Engenharia Ferroviária e Logística. Para o estudante, viver na maior cidade de Santa Catarina também pesou na decisão.
— Eu já tinha visto a instituição falando sobre o curso e Joinville seria uma cidade interessante, apesar de eu nunca ter visitado. No futuro, penso em trabalhar como idealizador de projetos de locomotivas ou na gestão das linhas atuais da malha ferroviária — disse João Francisco.
Continua depois da publicidade
A duração do curso é de cinco anos, em turno integral. Além da primeira opção em Engenharia Ferroviária e Metroviária, ele escolheu o curso de Engenharia de Transporte e Logística como segunda opção, também da UFSC Joinville, que das 35 vagas oferecidas, teve 19 inscritos.
Engenharia é a área mais buscada em Joinville
A lista, divulgada na sexta-feira (22), também traz os cursos mais buscados na maior cidade de Santa Catarina. No topo, está a Engenharia Aeroespacial, com 252 candidatos que disputam por 35 vagas, seguido da Engenharia Mecatrônica, com 116 inscritos para 35 vagas.
Leia também
Pesquisadores investigam evidências de antigas civilizações em trilha que liga SC ao Peru
Como acompanhar a passagem da Maria Fumaça de Natal em Joinville e região
Como grupo de Joinville planeja faturar R$ 1 bilhão com administração de hotéis