Andrio Cardoso, de 40 anos de idade, é portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas isso nunca foi um impeditivo para sua paixão por escrever. O morador do município de Santa Rosa do Sul, no Extremo-Sul catarinense, tem quatro livros de autoria própria, e ainda participou de outras cinco coletâneas. Além disso, ele é professor de história.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O escritor e historiador é natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e se tornou morador de Santa Rosa do Sul aos cinco anos de idade. Ele conta que na infância, aos poucos foi descobrindo a paixão pela leitura e escrita.
— Eu era diferente da maioria das crianças e tinha alguns medos incomuns. Assim, meus pais me levaram para a terapia. Ao longo das sessões descobriram que eu era apaixonado por videogames, e isso foi importante no meu desenvolvimento. Além disso, desenvolvi diversas habilidades, como a escrita, na época com máquinas datilográficas — conta Andrio.
A trajetória como escritor
Na adolescência, Andrio começou a escrever poesias com o intuito de retratar sentimentos. Já no início da fase adulta, o escritor participou de festivais de poemas, entre 2002 e 2004. Em 2010, se formou em História, em Araranguá, e após, se especializou em patrimônios culturais e religiosos, além de um curso de fotografia.
Continua depois da publicidade
Andrio tem quatro livros autorais lançados a partir de 2021. Entre eles estão o ‘Foto-Poemas’, ‘Tradições e Festividades Natalinas no Vale do Araranguá/Mampituba’, ‘Polvilhana: Patrimônio Cultural de Santa Rosa do Sul’, e ‘Versos Inclusivos’, lançado em 2024. Além das obras próprias, o escritor participou de outras cinco coletâneas.
— O ‘Versos Inclusivos’ foi um sucesso em seu lançamento na Unesc e na feira do livro em Santa Rosa do Sul. Essa obra tem um gosto especial, pois é a minha primeira totalmente focada no autismo e inclusão. Ela fala sobre empatia e amor ao próximo por meio da poesia. O objetivo é mostrar que o autista não é um coitado — ressalta o escritor.
Blog na internet
Em 2012, o escritor criou o Blog do Professor Andrio, que segue nas redes até os dias atuais, no site Blogger. Lá ele fala sobre conscientização, curiosidades e histórias sobre a região Sul do Estado, além de dar dicas de filmes e séries.
— Eu dedico ao menos 40 minutos por dia para escrever para o blog. São por volta de 100 a 200 leitores por dia, que acompanham meus conteúdos escritos — complementa o professor.
Continua depois da publicidade
Atualmente, Andrio trabalha na Casa da Cultura de Santa Rosa do Sul e no Ceac, em Sombrio, além de dar palestras sobre autismo. O objetivo do escritor é seguir conscientizando sobre o autismo e lançando seus livros.
Veja fotos de Andrio e seus livros
Leia mais
6 sinais que podem ajudar no diagnóstico do autismo em crianças
Apoio do público para menino autista completar corrida em Blumenau reflete poder do esporte