Santa Catarina terá um novo representante no Senado Federal a partir da próxima semana. A atual senadora catarinense Ivete da Silveira (MDB) anunciou nesta segunda-feira (22) o pedido de licença do cargo. O afastamento deve durar 120 dias e começa no dia 2 de agosto.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com a licença de Ivete, a vaga de senador de SC será ocupada por Beto Martins (PL), ex-prefeito de Imbituba e atual secretário de Estado de Portos e Aeroportos. Ele deve permanecer no cargo até 30 de novembro. Ao final desse prazo, Ivete deve retornar para o cargo.
Ivete da Silveira era primeira suplente da chapa liderada por Jorginho Mello, que conquistou a vaga de senador nas eleições de 2018 — o mandato no Senado é de oito anos. Beto Martins era o segundo suplente.
Senadora Ivete da Silveira se licencia do cargo; Beto Martins assume
Continua depois da publicidade
Com a renúncia de Jorginho Mello para assumir o governo de Santa Catarina após a vitória nas urnas na eleição de 2022, Ivete assumiu a vaga para o restante do mandato, que termina em 2026.
Agora, com o pedido de licença de Ivete, quem assume é o segundo suplente, Beto Martins. A licença, aliás, ocorre justamente para abrir espaço ao substituto, em uma espécie de rodízio entre os integrantes da chapa.
Durante o afastamento, Ivete deve ajudar nas campanhas de candidatos a prefeito e vereadores do MDB em cidades de SC.
Quem é Beto Martins
José Roberto Martins, conhecido como Beto Martins, tem 54 anos e é empresário do setor de Logística. Foi vereador de Imbituba de 2001 a 2004 e prefeito por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012. Quando esteve fora dos cargos públicos, atuou em entidades empresariais e em empresas do ramo logístico.
Continua depois da publicidade
Eleito segundo suplente de senador na chapa liderada por Jorginho Mello em 2018, Beto Martins foi convidado a assumir a Secretaria de Portos e Aeroportos, pasta criada no atual governo. Ele permanece à frente da secretaria.
Leia também
Qual é a fortuna de Kamala Harris, que pode substituir Biden em candidatura democrata nos EUA
Esquerda em Florianópolis segue dividida para a eleição municipal; saiba os detalhes