O influenciador do Chipre, Fidias Panayiotou, de 24 anos, afirma nunca ter votado na vida. Mesmo assim, foi eleito para um dos seis assentos do país no Legislativo, ficando em terceiro lugar na votação. As informações são do UOL.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Fidias conquistou uma porcentagem entre 15% e 18% dos votos, o que considerou “um milagre”. Na campanha, ele afirmou que “não sabia nada de política”, e que a candidatura não tinha como objetivo a eleição, e sim incentivar a participação política dos jovens.
O discurso deu certo com os mais de 2,6 milhões de seguidores no YouTube, e fez com que ele garantisse a candidatura como deputado europeu. O influenciador ganhou destaque em 2019 ao lançar uma campanha em que tentaria abraçar Elon Musk.
Candidatura sensibilizou nas redes sociais
Quando ele apresentou os documentos da candidatura ao cargo, ainda com 23 anos, declarou que nunca tinha votado, mas que queria ser a mudança, sem interesses partidários.
Continua depois da publicidade
— Nunca votei em minha vida e disse a mim mesmo uma noite que, se eu nunca votar e não me interessar, os mesmos nerds sempre estarão no poder, e eu disse ‘chega!’ — afirmou o influenciador.
— Ouvi em algum lugar que se você não está satisfeito com as coisas ao seu redor e quer que elas mudem, você tem que ser a mudança — disse.
— Por que escolhi ser independente? Porque não consigo me encaixar em moldes. Porque quero que vocês saibam que não tenho interesses partidários a servir — explicou.
Partidos tradicionais viram a candidatura e vitória com pessimismo, mas também atentos ao poder das redes sociais e do protagonismo nesses meios, sem necessariamente ter um plano político definido.
Continua depois da publicidade
Na internet, ele é conhecido por polêmicas. Em 2023, se propôs ao desafio de viajar pela Índia e Japão sem levar dinheiro.
Leia também
Emmanuel Macron dissolve parlamento e convoca novas eleições na França
Brasileira ferida em bombardeio no Líbano deixa UTI e se recupera em hospital