O ex-jogador Germán Burgos foi demitido da TV espanhola Movistar Plus+ nesta quinta-feira (11), após fazer um comentário racista sobre o jogador do Barcelona Lamine Yamal ao vivo. O argentino disse que “se o atacante não der certo no futebol, pode terminar num semáforo”.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

— Em cumprimento ao código de conduta interno da Movistar Plus+ , que contempla uma política de tolerância zero a qualquer comportamento discriminatório, a plataforma tomou medidas após o episódio vivido na noite passada, onde um de seus colaboradores fez comentários inadequados sobre o jogador Lamine Yamal — disse a emissora de TV em nota oficial.

Quem é Germán Burgos, ex-jogador que foi demitido de TV após comentário racista

Germán Burgos foi goleiro da seleção argentina e jogou no Atlético de Madrid (Foto: Reprodução, TVMovistar Plus+

Continua depois da publicidade

Germán Burgos foi goleiro, auxiliar técnico e treinador antes de virar comentarista de TV. Suas passagens mais expressivas foram pelo River Plate e Atlético de Madrid.

O argentino iniciou sua carreira como jogador no Ferro Carril Oeste, por onde passou cinco anos e fez 104 jogos. Depois, foi contratado pelo River Plate, time que representou por cinco anos, em 94 jogos.

Enquanto jogava no River Plate, foi convocado para jogar na seleção argentina pela primeira vez, em 1995. O goleiro esteve nas listas de convocação regularmente até 2002 e disputou 35 partidas pela albiceleste.

Em 1999, foi à Espanha para vestir a camisa do Mallorca, por onde disputou apenas doze jogos, apesar de ter completado três anos no clube.

Continua depois da publicidade

Em 2001, foi ao Atlético de Madrid, time que escolheu para encerrar a carreira. Três anos depois de chegar no Atleti, se aposentou como jogador.

Depois da aposentadoria, se aventurou no mundo do rock e ficou conhecido por liderar a banda The Garb. Em 2011, voltou para o mundo de futebol e atuou como preparador de goleiros, treinador e auxiliar técnico.

Nos bastidores do futebol, a passagem mais marcante de Burgos foi como auxiliar técnico do Atlético de Madrid, de 2011 até 2020.

Germán Burgos se desculpou no Instagram

— Faço esta declaração reiterando minhas desculpas pelas palavras proferidas no programa de ontem. Não foi minha intenção prejudicar Lamine Yamal, o FC Barcelona, ​​​​os jogadores, a UEFA ou a plataforma Movistar Plus+, onde trabalho. Ao fazer meu comentário optei por fazer uma piada sobre qualidade e enaltecer virtudes, em nenhum caso foi sobre qualquer etnia ou classe social.

Continua depois da publicidade

— Depois de passar tantos anos no futebol, estou animado para ver os jovens jogadores. Admiro especialmente a quantidade de novos talentos que o Barça está trazendo, porque acredito que a qualidade sempre triunfa no final. Em todas as equipas em que estive tive a preocupação de trazer jovens para treinar com a equipe principal.

— Peço desculpas a quem se sentiu ofendido com meu comentário. A minha intenção não era menosprezar Lamine Yamal, muito pelo contrário. O futebol une tudo e todos, por isso é o melhor esporte, pois não discrimina sexo, raça, religião, deficiência, idade ou orientação sexual. Isto é o que eu acredito! Nos vemos no futebol ⚽️! — escreveu no Instagram.

*Lia Capella é estagiária sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.