O empresário catarinense Mario Cezar de Aguiar foi escolhido para assumir o posto de vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele terá um mandato de quatro anos na entidade, contados a partir de 31 de outubro, conforme os nomes fortes do setor definiram em eleição da quarta anterior (3).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Natural de Joinville, Aguiar é também, desde 2018, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), entidade na qual estará à frente ao menos até o fim de 2024, após já ter passado por uma reeleição de mandato.

Como foi a eleição à CNI

O empresário foi eleito à diretoria da CNI junto de outros 11 vice-presidentes, em disputa de chapa única. A escolha foi feita pelo conselho de representantes da entidade nacional, que reúne dois delegados de cada uma das 27 federações estaduais da indústria filiadas à confederação.

No caso de Santa Catarina, Aguiar é um desses delegados, junto de Gilberto Seleme, o 1º vice-presidente da Fiesc e eleito agora diretor da nova gestão da CNI.

Continua depois da publicidade

Por presidir a federação catarinense, Aguiar ainda pôde participar da escolha do novo presidente da CNI, o empresário Ricardo Alban, da Bahia, que também assumirá o posto ao final de outubro. O foco da nova gestão, segundo o líder catarinense, é ampliar a indústria no país.

— O Brasil precisa de mais indústria, pois ela movimenta os demais setores econômicos e gera inovação. Por isso, a chamada reindustrialização é fundamental para o desenvolvimento do País. E sempre que for para trabalhar por esse objetivo, o presidente Alban poderá contar com o apoio de Santa Catarina, que é um dos estados mais industrializados do país — disse Aguiar, conforme divulgado pela Fiesc.

Quem é o vice-presidente catarinense da CNI

Antes de chegar à CNI e à presidência da Fiesc, o engenheiro civil Mario Cezar de Aguiar fez carreira no setor da construção e da incorporação imobiliária, tendo estado à frente da edificação de mais de 100 prédios, segundo registra a entidade catarinense da qual faz parte.

Aguiar é sócio das empresas Vectra Participações e Construções, Vectrapar Construções e Empreendimentos, e da Êxito Empreendimentos e Construções. Além disso, ele também atua no ramo de compósitos, fornecidos à indústria automotiva por meio da Tecnofibras.

Continua depois da publicidade

O nome catarinense na vice-presidência da CNI também guarda carreira acadêmica no Estado: graduou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), se tornou especialista em construção civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e em marketing pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Além disso, ele acumula pós-graduação em gestão empresarial pela Universidade Estadual da Pensilvânia, dos Estados Unidos.

Leia mais

Empresário de Joinville vai receber a maior honraria da indústria brasileira

Angeloni vê atacarejo como caminho natural e mira conversão de lojas em SC para nova marca