Empresário com atuação no mercado de meios de pagamento, o capixaba Flavio Figueiredo de Assis tem em Elon Musk uma inspiração. Assim como o sul-africano, ele tem investido no mercado em expansão dos carros elétricos e quer trazer uma alternativa nacional de veículo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Depois de vender a empresa de cartões alimentação, a Le Card, Flavio agora atua como CEO da Lecar, que divulgou recentemente as primeiras imagens de um modelo híbrido 100% produzido no Brasil.

Inicialmente, o projeto do empresário era lançar o 1º carro elétrico 100% nacional, o que estava previsto para ocorrer ainda em 2024. Uma leve mudança de rota fez ele direcionar os investimentos em um híbrido flex com etanol.

As comparações com Musk costumam ocorrer por quem conhece o empresário, além da área de atuação, pela ousadia em mudar de ramo e pelos planos ambiciosos.

Continua depois da publicidade

— Peguei meu patrimônio e arrisquei em um negócio louco. Elon Musk também fez isso. As pessoas estão buscando mais estabilidade do que inovação, e um empreendedor tem que arriscar mais em prol de um mundo melhor — conta.

A sede da montadora Lecar, fundada em 2022, fica em Alphaville, na Grande São Paulo. Já a planta industrial está localizada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde estão outras empresas do setor.

Veja fotos do “Elon Musk brasileiro”

Trajetória empreendedora

Formado em Contabilidade e Direito, Flávio é natural de Guaçuí, na Região do Caparaó do Espírito Santo. Antes de abrir a Lecar, ele foi dono de uma administradora de cartões PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Continua depois da publicidade

A companhia tinha movimentação anual de R$ 1 bilhão e atendia 600 prefeituras e órgãos públicos, além de mais de 3 mil empresas privadas.

— Há dois anos, em 2022, eu vi um movimento da Ford fechando e isso mexeu comigo. Eu descobri uma regulamentação brasileira para redução de emissões de CO2 de veículos até 2027. Eu me interessei nesse projeto, fiz alguns estudos, e vi que não tinha dinheiro para tocar esse negócio. Foi aí que eu recebi a proposta de vender a empresa que eu tinha e investir nesse ramo. Foi isso que eu fiz — conta.

O empresário Elon Musk, para ele, é fonte de inspiração, assim como outras empresas que já inovaram no mercado de elétricos.

— Eu me inspirei muito na história dele. Nas minhas primeiras pesquisas, quando fui ler algumas biografias, me inspirei muito em Elon Musk, no Tesla, também no Gurgel… Até acho que cada nação deveria ter um Elon Musk, não só na área da mobilidade, mas da medicina, educação, em todas as áreas — contou ao g1.

Continua depois da publicidade

*Com informações de g1 e Gazeta do Povo

Leia também

Imagens e preço dos carros da marca nacional que tem como mentor o ‘Elon Musk brasileiro’

BYD lança nova versão do Song com tração integral; veja imagens