Leonam Reis, um jovem clarinetista do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), conquistou uma bolsa de R$ 100 mil para estudar no exterior. Em 2025, o músico volta a Jaraguá do Sul pela terceira vez para tocar no Festival que transformou sua vida.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O jovem de 24 anos, morador de São Paulo, recebeu a maior honraria do 13° Prêmio Ernani de Almeida Machado e conquistou a bolsa para a universidade no exterior de sua escolha.

Veja fotos do músico:

A premiação, oferecida pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), aconteceu no último concerto da Orquestra Jovem do Estado, em dezembro de 2024. Com o prêmio de R$ 100 mil, o clarinetista pretende ingressar na Universidade de Frankfurt de Música e Artes Cênicas, na Alemanha, para fazer um Mestrado sob orientação da professora Laura Ruiz Ferreres.

Continua depois da publicidade

O clarinetista conta que já está no mundo da música há 14 anos. Segundo ele, essa paixão surgiu como influência da família, composta por diversos músicos que o encorajaram.

Já em sua terceira edição do Femusc, ele toca em cinco concertos neste ano. Foi durante suas participações no Festival que o desejo de estudar no exterior despertou em Leonam. A recente conquista veio com o incentivo do maestro e idealizador do Femusc, Alex Klein, e a professora Laura Ruiz Ferreres, que o motivaram a buscar bolsas em razão da sua excelência musical.  

— No Femusc eu conheci a professora Laura, que me trouxe o desejo de estudar no exterior. Dessa maneira procurei adquirir novas habilidades para conquistar esses novos horizontes. O professor Alex Klein ofereceu auxílio com uma Carta de Recomendação em nome do Festival no momento do Prêmio, o que também me auxiliou — conta.

Ao lado de Gilberto Gil 

Um dos grandes momentos da carreira de Leonam foi participar da ópera “Amor Azul” de Gilberto Gil, um dos maiores músicos da história brasileira.

Continua depois da publicidade

O clarinetista explica que o concerto foi realizado pela Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, na qual ele toca.

— A experiência foi boa, nunca havia tocado uma ópera completa. Então fazer 4 recitais desta obra foi de grande aprendizado. O Gilberto é bastante simpático e carinhoso — afirma o jovem

Durante a 20ª edição do Femusc, Leonam terá uma participação de destaque. O músico será solista no Concerto para Clarinete de Carl Nielsen, na Matinê Orquestral em 25 de janeiro. Além disso, também integra outras quatro apresentações ao longo do Festival, que ocorre até 25 de janeiro em Jaraguá do Sul.

Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site ou presencialmente na bilheteria da SCAR, com limitação de dois por pessoa. A programação completa pode ser consultada através do site oficial do festival.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

UFSC tem a 4ª maior nota de corte no Sisu para ingresso no curso de Medicina no Brasil

O naufrágio por trás do nome de um dos principais pontos turísticos de Barra Velha

Como hotel entre os mais tradicionais se tornou charmoso cartão-postal de Joinville