Mania de Você, a próxima novela das 21h da Rede Globo, passa pela inspiração de um catarinense. O folhetim, que chega às telinhas em 9 de setembro, é escrito por João Emanuel Carneiro e tem Zé Dassilva como um dos roteiristas. O chargista do Diário Catarinense divide os roteiros com as colegas Eliane Garcia, Marcia Prates e Marina Luisa.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Estou bem animado com o andamento, com o jeito que o João Emanuel está conduzindo a história. Acho que tem uma grande chance de recuperar um hábito do brasileiro: o de assistir novelas — diz.
Zé lembra que atualmente a novela pode ser acompanhada em diferentes formas: TV, celular, streaming. Isso faz com que cada um possa adequar o hábito ao tempo disponível.
“Escrita de roteiro não tem hora marcada”
O roteirista trabalha basicamente de casa. Mas também participa de reuniões, onde ocorre a troca de ideias sobre a construção dos personagens. A função da equipe é basicamente escrever diálogos.
— Em alguns momentos, o ritmo é alucinante devido ao tamanho das novelas: cada capítulo do horário das 21h tem em torno de 40 páginas. E pelo grande número de personagens: Mania de Você chega com 35. O fundamental é que esteja todo mundo afinado, por dentro da intenção de cada personagem e sintonizado com o estilo do autor — explica.
A escrita de um roteiro não tem hora marcada.
— Às vezes, vou dar uma caminhada na Praia de Copacabana para curtir o pôr-do-sol e vejo ou penso algo que acabo trazendo para a história.
Ainda assim, diz, nada está finalizado:
— A gente termina o roteiro bem antes, pois precisa de toda uma produção. Mas novela é obra aberta: tem vezes, em que o autor deixa em aberto para sentir a curiosidade do público.
Continua depois da publicidade
Elenco mescla jovens talentos com artistas experientes
A história da nova novela da Globo gira em torno da amizade entre duas jovens: Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira), nascidas no mesmo dia, mas em situações distintas. Enquanto Viola tem origem humilde, Luma leva uma vida luxuosa.
Para a crítica, o autor de Avenida Brasil, um fenômeno de audiência, e da aclamada Todas as Flores, primeira novela lançada pelo Globoplay, o histórico de José Emanuel Carneiro faz crescer a expectativa de audiência que também agradou ao público por frear a onda de folhetins rurais que tomaram conta do horário nobre.
Os principais atores e atrizes da novela serão Chay Suede, Gabz, Agatha Moreira e Nicolas Prattes. Mas tem gente de peso e com história na televisão, como Eliane Giardini, Paulo Mendes e Mariana Ximenes.
Na trama de João Emanuel Carneiro, com direção artística de Carlos Araújo, Eliane será a milionária Berta, sogra de Ísis, e avó de Tomás. Os capítulos parecem ter o que o público noveleiro gosta: ambição, prazer, paixão, poder.
Veja imagens do elenco
Das histórias em quadrinhos ao prêmio Emmy Internacional
Zé Dassilva nasceu José da Silva Júnior, mas logo no início da carreira adotou a alcunha de Zé Dassilva, uma homenagem ao sobrenome Silva, herdado do pai, um ex-mineiro de carvão, em Criciúma, que se casou com uma ex-freira que abandonou o hábito.
Filho de professora e de dono de lotérica, quando criança, criava suas histórias até mesmo nos blocos da loteria de seu pai. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
— Minha mãe me ensinou a ler com cinco anos. Com seis, eu já fazia história em quadrinhos. Juntava o traço e o desenho. Na hora de escrever os roteiros, isso ajuda a visualizar a cena, o movimento, a mecânica.
Um dos destaques da carreira de roteirista veio com a trama de Império, de Aguinaldo Silva, que em 2015 abocanhou o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela.
Continua depois da publicidade
Filme de Zé Perry abriu janela de inspiração para o roteirista
Zé Dassilva se mudou para o Rio de Janeiro no ano 2000. Desde então, começou a fazer roteiros de humor para programas como Sai de Baixo, Sob Nova Direção, Gente Inocente, Casseta & Planeta. Colaborou com o Programa da Xuxa e Turma do Didi. Por três anos, contou histórias de crimes reais no programa Linha Direta, no qual foi redator-final. Também colaborou em produções dos canais Futura e GNT.
Chargista no Diário Catarinense, em 2021 Zé foi vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
No ano passado, as energias de Zé Dassilva se voltaram para o curta-metragem “Dás um Banho, Zé Perri!”, onde fez a direção. O filme é inspirado na visita do aviador francês e escritor de “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry, a Florianópolis. A obra foi levada a 30 festivais e venceu cerca de 20 prêmios.
— Foi o primeiro avião cenográfico construído da história do cinema nacional, uma réplica em tamanho natural do lendário modelo Breguet XIV, usado por Saint-Exupéry — recorda.
Pelo jeito, Zé Perry abriu mais uma janela de inspiração com foco em histórias catarinenses. Uma dessas sobre o livro que escreveu sobre o Metropol (Histórias que a bola esqueceu – a incrível trajetória do E. C. Metropol e de sua torcida) onde pretende mostrar o quanto o futebol pode mudar uma sociedade.
Atualmente, o roteirista está às voltas com um longa-metragem que tem o Caminho de Compostela (percurso de peregrinação de cerca de 800 km que começa no sul da França, na pequena cidade de Saint Jean-Pied-de-Port, e termina na cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, noroeste de Espanha) como pano de fundo.
Veja fotos de Zé Dassilva
Leia também
Veja as mudanças radicais nos cabelos de elenco para novela Mania de Você
Conheça o recanto de Paulo Zulu, que trocou a vida de artista por praia paradisíaca em SC
Após duas cirurgias, Tony Ramos revela o que provocou hematoma intracraniano
Conheça o casal do Canadá que troca o inverno e a neve por praias paradisíacas de SC